O Coordenador da Região Sul da Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (ABERGS), Coronel Everton Dias, realizou nesta terça-feira (19) uma visita à Associação de Inativos da Brigada Militar de Pelotas (AibmPel), onde se encontrou com veteranos da corporação, muitos dos quais atuaram por anos como Bombeiros Militares. O objetivo do encontro foi estreitar laços e debater as principais preocupações dos militares inativos.
Durante a reunião, a questão da demora na liberação das pensões para as viúvas e dependentes foi o ponto central. "Quando um militar falece, a pensionista demora de 4 a 5 meses, ou mais, para começar a receber, e essa é uma preocupação de todos os militares, não deixar desamparado quem esteve ao seu lado em todos os momentos da vida", ressaltou o Coronel Everton Dias. A situação gera grande apreensão e desamparo para as famílias.
Outro tema abordado foi o reconhecimento de muitos bombeiros militares que foram para a reserva como Brigada Militar. A ABERGS defende junto ao Governo do Estado que esses veteranos sejam reconhecidos formalmente como membros do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), uma luta que busca valorizar a identidade e o histórico profissional desses homens e mulheres.
O Coordenador da ABERGS foi recebido pelo Tenente Miguel de Bairros, Presidente da AibmPel; Sargento João Domingues, vice-presidente; Vladimir Torma, Diretor de Obras Adjunto; e pelo Sargento Giovani Baptista, Diretor do Departamento Assistencial.
A visita reforça o compromisso da ABERGS com seus veteranos e com a busca por soluções para suas demandas mais urgentes.
ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!