O resgate de dois cachorros que estavam perdidos em um morro mobilizou bombeiros por mais de 11 horas, na quarta-feira (23), no assentamento Toca da Onça, entre os distritos de Pirajá e Pirajuí, em Itamaraju, cidade que fica no extremo sul da Bahia.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a equipe formada pelos soldados Lunno, Barbosa, Lourival, Santos, Batista e Queiroz foram ao local ajudar no resgate dos cachorros, que segundo os moradores, estavam há oito dias presos no morro.
A equipe levou equipamentos e o drone Carcará 18.1, para continuar o trabalho dos bombeiros, que foram ao local na terça-feira (22), e abriram um longo caminho pela mata, com o uso de facões e lâminas.
Ao chegar no topo do morro, que mede cerca de 350 metros de altura, iniciaram a montagem de um "sistema de descensão" de um integrante da equipe e acesso ao local onde estavam os animais. A medida é uma forma que permite realizar rapel em situações de emergência.
Durante o resgate, toda a corda disponível (aproximadamente 200 metros), não foi suficiente para realizar a operação. Segundo o Corpo de Bombeiros, o soldado Lunno, com o uso do drone, realizou buscas e mapeamento de toda área para facilitar a ação.
A equipe traçou o planejamento para realizar o resgate e subir o morro até o ponto estratégico. Em seguida, o soldado Lourival, junto com os colegas, montou um novo sistema de ancoragem e via de descida para rapel, totalizando 400 metros de corda.
Os animais foram resgatados e entregues ao tutor Santos Alves de Souza, morador do assentamento.