Uma criança de 4 anos afogou em uma piscina neste domingo, 1º de janeiro, perdendo a capacidade de respirar e a frequência cardíaca. Quando os Bombeiros chegaram à residência no bairro São Geraldo, em Itaúna, na região Central do Estado, foi preciso realizar as manobras de reanimação cardiorrespiratória para que ela tornasse a respirar.
Junto com o SAMU, foram cerca de 10 minutos até que a criança começasse a dar reações de respiração e frequência cardíaca. Apesar do susto, ela se encontra bem e foi conduzida para o Hospital Manoel Gonçalves na cidade para ser atendida pela equipe de plantão.
Depois do primeiro atendimento, a criança ainda foi transferida por helicóptero do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais até o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte.
Em período de férias escolares, o cuidado com a saúde das crianças em eventos de lazer deve ser redobrado. Algumas recomendações indicam para evitar brincadeiras na borda da piscina; tomar cuidado com as bóias, que não protegem totalmente; e sempre contar com o acompanhamento da criança por um adulto.