O Corpo de Bombeiros do Rio recebeu 316 chamados para incêndio em vegetação na semana que antecedeu a festa de São João, período tradicional de soltura de balões. O número representa cerca de 10% dos chamados para esse tipo de ocorrência registrados em todo o ano. Ao longo de 2023, a corporação foi recebeu 3.348 acionamentos por causa de fogo em áreas de mata no Estado.

Apenas no fim de semana, moradores relataram fogo em vegetação em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, em Itaipuaçu, distrito de Maricá, na Região Metropolitana, e em Jacarepaguá, na Zona Oeste.  
 
No Parque Estadual da Pedra Branca, em Realengo, um incêndio na mata durou mais de oito horas. As chamas começaram na sexta-feira e foram controladas no sábado. O Instituto Estadual do Ambiente afirma que a causa foi queda de balão.

O agente de defesa ambiental do Parque Rafael Ribeiro fala sobre os diversos problemas provocados.

Neste fim de semana, a RJ 104, em São Gonçalo, na Região Metropolitana, chegou a ser fechada por cerca de 50 motociclistas que tentavam recuperar um balão que caiu na região.

De acordo com o Linha Verde, programa do Disque Denúncia, o mês de junho deste ano registrou mais que o dobro de denúncias sobre balões em relação ao mesmo período do ano passado. Em maio de 2023, o Estado do Rio somou 19 denúncias, contra cinco em 2022.