Um açude rompeu no distrito de Rincão dos Kroeff, em São Francisco de Paula, na Serra gaúcha, e fez o Rio Mascarada transbordar. A água desceu para Rolante, no Vale do Paranhana, alagando casas e ruas. A cidade está sem acesso, pois o Centro e praticamente todos os bairros estão alagados.
Os pontos mais alagados de Rolante e em situação crítica são as localidades de Alto Rolante e Mascarada. Moradores desses dois bairros tiveram que sair de suas casas. Também há muito acúmulo de água em toda a pista da ERS-239.
Há registro de alagamentos em ao menos oito bairros de Rolante. Os pontos afetados ficam no Centro e nas localidades de Contestado, Mascarada, Rolantinho, Areia, Alto Rolante, Grassmann, Linha Reichert e nas proximidades da Mecânica Fetter.
De acordo com o Corpo Bombeiros de São Francisco de Paula, não houve rompimento de barragem no município, e sim de um açude. Equipes do Corpo de Bombeiros Voluntários de Rolante também estão monitorando os rios da região e alertam que os rios continuam subindo nas regiões próximas ao Centro da cidade, e seguindo pela Estrada Velha em direção a Taquara.
Com a água, desceram muitos troncos de árvores que represavam o Rio Areia nos pontos de estrangulamento. Moradores ribeirinhos foram orientados a levantarem seus pertences e saírem o mais rápido possível. O Corpo de Bombeiros atende a chamados de emergência pelo fone 193.
A RGE (Rio Grande Energia) interrompeu o abastecimento de energia elétrica em vários bairros de Rolante, para evitar choques. O desligamento preventivo ocorre nas áreas onde a água está próxima dos postes.
Bombeiros de Igrejinha, Rolante, Taquara e Três Coroas trabalham com barcos para resgatar moradores ilhados. O Corpo de Bombeiros já registra danos, mas não há balanço oficial. Não há registros de desaparecidos ou feridos.
ERS-239 totalmente bloqueada
A ERS-239 está interditada parcialmente no Alto Rolante, impedindo o acesso de veículos à Alto Rolante e Mascarada. O bloqueio ocorre do quilômetro 75 ao 80, entre os municípios de Rolante e Riozinho. A pista está liberada somente no sentido Riozinho, mas a rodovia está destruída em alguns pontos e com muita lama na pista.
O rio Mascarada desemboca no rio Rolante às margens da ERS-239. Como os dois rios estão com o nível elevado, a água invadiu os dois sentidos da rodovia. Desvios de trânsito podem ser feitos pela ERS-020 e ERS-484, em São Francisco de Paula.
Foto: Tadeu Vilani /Agencia RBS
Fonte: Plantão RS