Equipes de bombeiros em Rorainópolis, região Sul do Estado, resgataram animais domésticos em uma propriedade rural, às margens do rio Anauá, acesso pela BR 174, a uns 25 quilômetros da sede do município. A ação ocorreu na manhã do domingo (16).

O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Cleudiomar Ferreira, disse que o proprietário do lote rural, Sandro Ribeiro da Silva, saiu para visitar familiares em Rorainópolis e não esperava que o nível das águas do rio Anauá subisse tão rápido e deixasse a sua casa e os cachorros ilhados.

Os animais ficaram uns três dias ilhados, até que o morador foi pedir socorro à equipe de bombeiros, que se deslocou para a região no sábado (15), mas o carro atolou e não foi possível chegar ao lote.

No domingo (16), os bombeiros retornaram de embarcação, e resgataram os animais e alguns pertences do morador.

O coronel Claudiomar explicou que esse tipo de situação pode se tornar comum durante esse período de chuvas, quando a tendência é o nível dos rios subirem.

“Os cuidados que os moradores devem ter com seus animais domésticos, principalmente os cães, é muito importante. A maioria dessas pessoas utiliza os cães exatamente para a proteção da casa e de suas famílias”, ressaltou.

O coordenador destacou que os moradores não devem abandonar os seus animais. Se acontecer uma situação semelhante em qualquer dos municípios, podem ligar para o número 193, ou procurar a Companhia de Bombeiros Militar, caso haja no município.

Ele disse ainda que, nesse momento, há equipes atuando em quase todos os municípios. São os brigadistas e os bombeiros militares prestando apoio tanto à população.