A Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS) encerrou na quinta-feira (27) o roteiro realizado pelos municípios que compreendem o 10º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM). O coordenador geral adjunto, Tenente Coronel Ederson Franco, e o coordenador de finanças adjunto, Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski, percorreram os Pelotões de Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Quaraí, Barra do Quaraí, Uruguaiana, Alegrete e Rosário do Sul.

Conforme Ederson, o efetivo de todos os pelotões foi informado das proposições do Corpo de Bombeiros e da ABERGS, que é fortalecer cada vez mais a instituição a partir da construção de políticas públicas que levem benefícios e qualidade de trabalho ao bombeiro militar. “Também falamos da importância dos colaboradores associados da ABERGS, afinal por ser uma entidade representativa de classe, a ABERGS percorre pelos corredores da Assembleia Legislativa e Poder Executivo, tratando sobre as leis complementares ao Corpo de Bombeiros e demais lutas importantes para a Corporação”, disse.

Para o coordenador de finanças, Henrique Ostaszewski, é de fundamental importância o apoio de todos os Batalhões, já que são eles que vivem o dia a dia das comunidades. “Precisamos saber o que está acontecendo em todo o Estado para lutar junto aos Poderes. Trocamos informações importantes, vimos os anseios de cada um, as necessidades, e voltamos pra Porto Alegre com ainda mais fôlego e vontade para o trabalho”, destacando que a ABERGS recebeu o voto de confiança de mais 70 bombeiros militares, que associaram-se.

A ABERGS realiza desde 2008 um trabalho diretamente voltado aos bombeiros militares de todo Estado, realizando roteiros que proporcionam aos efetivos mais distantes acompanhar o que vem sendo realizado na capital do Rio Grande do Sul, onde localiza-se o Comando e de onde as principais decisões são tomadas. “Falamos sobre a desvinculação, do atual processo para a aprovação das leis complementares, destacamos que trabalhamos alguns assuntos unidos a outras instituições ligadas a Segurança Pública, o que fortalece e proporciona ainda mais credibilidade e seriedade ao trabalho que desempenhamos, agregando força e colhendo resultados mais rapidamente”, disse Ederson.

Receptividade

“Por todos os pelotões onde passamos, o efetivo ficou muito satisfeito com as informações que repassamos, ressaltando que demonstraram satisfação com os movimentos de inovação da instituição Corpo de Bombeiros”, afirmou Henrique Ostaszewski. Assim como a ABERGS, os bombeiros militares da Região da Fronteira apostam na inovação de uma instituição única, diferenciada, que agrega os anseios do Soldado mais moderno ao Coronel do Corpo de Bombeiros.

Ederson disse ainda que os bombeiros militares “entenderam a atual realidade da Corporação e compreenderam que devem estar juntos, pois somente unidos estarão mais fortes para as novas demandas da Instituição Corpo de Bombeiros Militar”.

Passagem de Comando

A ABERGS também participou da passagem de comando do 10º BBM, o Tenente Coronel Pedro Ricardo Maron Burgel, passou o Comando para o Major Max Geraldo Meinke. Após 10 anos de atividades à frente do batalhão, Burgel foi transferido para Porto Alegre, onde irá trabalhar em sua área de gestão e administração.

A ABERGS deseja um ótimo trabalho aos dois colegas, que obtenham sucesso em suas novas funções e que contem com a Associação para que tenhamos uma Corporação ainda mais forte e qualificada.  

Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva

 

** em breve mais fotos sobre o roteiro