A partir de um chamado para o número de emergência 193, a central de operações despachou uma guarnição para o endereço, na Rua Oscar Bittencourt, no bairro Menino Deus, por volta das 11h40min.
No local, um homem de 60 anos estava sentado no parapeito da janela do apartamento do irmão, no 5º andar, e afirmava que iria saltar. No comando da ação, o oficial de serviço, tenente Fernando Dutra ficou na porta do cômodo onde o homem estava, dialogando na tentativa de dissuadi-lo da intenção de saltar. O 2º sargento Luiz Fernando Carvalho da Rosa e o irmão da vítima também acompanharam a negociação, que levou cerca de 40 minutos.
Enquanto isso, outra guarnição da CEBS subiu ao 6º andar do prédio, no apartamento acima da janela onde o homem estava, e preparou a ação tática de salvamento.
Conforme o tenente Dutra, a negociação estava sendo mantida na expectativa de que o homem colocasse ao menos uma das pernas para dentro do imóvel, o que tornaria a ação tática de resgate mais segura. Mas quando o homem parou de interagir com a guarnição e o irmão, tornou-se iminente o risco de que a vítima saltasse, o tenente autorizou a equipe do andar superior a agir, efetuando a Intervenção Tática.
Em questão de segundos, dois bombeiros que utilizavam equipamento de rapel, soldados Marcelo Guilardi e Guilherme Limongi Barbieri, pularam do 6º andar diretamente para a janela do 5º piso. Enquanto o primeiro, com os pés, conseguiu direcionar o homem para dentro do imóvel, o segundo, que vinha imediatamente atrás, empurrou a dupla para o interior do apartamento.
Passado o momento de tensão, uma ambulância do Samu foi acionada para atendimento e estabilização do homem. A Brigada Militar, então, assumiu a finalização do registro da ocorrência.
Um ação heróica e simbólica nesse Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, que reforça a importância da atenção aos sinais de angústia e da busca por ajuda. Parabéns aos bombeiros da CEBS e aos colegas do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (1º BBM), que deram apoio à ação.