Desde o dia 5 de abril o Corpo de Bombeiros Militar está no combate ao incêndio na Área de Proteção Ambiental (APA) do Banhado Grande, situada entre Glorinha, Gravataí, Viamão e Santo Antônio da Patrulha. O incêndio, que tem como catalisador a forte estiagem que toma conta da região e do Estado, já queimou cerca de 837 hectares, tendo a área da APA 4,5 mil hectares. São focos de difícil detecção, pois se propagam em camadas abaixo do solo, na sua maioria área com sedimentos onde havia alagamento, não apresentando chamas.
Os trabalhos por terra são realizados por cerca de 20 bombeiros militares com soprador e abafador, além de pulverizador. Por ser um local de difícil acesso, não há a possibilidade de entrada com veículos terrestres. Desta forma, helicópteros da Polícia Civil e Brigada Militar, dotados de bambi bucket (bolsa de água) com cerca de 800 litros, também vem sendo utilizados.
Por iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), com o objetivo de unir esforços entre as Secretarias e Vinculadas em ações estratégicas no combate ao fogo que atinge a área entre Glorinha, Gravataí, Viamão e Santo Antônio da Patrulha, foi criado o Comitê de Prevenção e Combate a Incêndio na Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande (APABG). Fazem parte, também, da força tarefa a Defesa Civil, Fepam, Ibama e Exército.