O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), através do 3º Pelotão de Bombeiros Militar de Guaporé, realizou mais uma atividade do projeto “Bombeiro na Escola”. Na manhã da segunda-feira (14) os servidores, sob coordenação do Tenente Luimar Flores Braseiro, repassaram conhecimentos sobre atividades de prevenção de incêndio, primeiros socorros e evacuação em casos de emergência para os colaboradores, funcionários, educadores e alunos na Unidade do Serviço Social da Indústria (SESI). A ação, tanto teórica como prática, aconteceu no prédio da área central.
“Assim como ocorreu na Escola Municipal Dr. Jairo Brum (bairro Santo André) e no Colégio Scalabrini (Centro), os bombeiros militares repassaram todos os conhecimentos, através de uma linguagem adequada para o público, de como agir em situações de sinistros, a evacuação correta do prédio, primeiros socorros em casos de acidentes, entre outros. O objetivo é informar os procedimentos para que, em situações de emergência e urgência, as pessoas possam, sem alarde e correria, evacuar o local corretamente”.
“Os procedimentos repassados pelos bombeiros militares salvam vidas e podem evitar danos irreparáveis. As crianças, bem como seus educadores e demais funcionários da escola, se seguirem as orientações, não sofrerão nenhum dano quando o alarme for acionado. Esses ensinamentos, com certeza, os alunos repassarão para seus pais e responsáveis. Manter a calma é fundamental em situações de emergência e urgência”, disse o comandante.
Como o procedimento era “real”, após a palestra na Unidade do SESI, o simulado foi realizado. O alarme foi disparado e as crianças, acompanhadas pelos educadores, saíram calmamente e se dirigiram para um lugar seguro. O mesmo aconteceu com os colaboradores e funcionários do SESI Guaporé. Mais de 70 pessoas participaram. A simulação de incêndio, o chamado para a Central de Operações (Telefone 193) e o deslocamento da guarnição e dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) durou menos de três minutos.
“Todos se portaram da forma correta. Não tivemos correria e tudo saiu como o explicado nas salas de aula. Agora, esperamos que eles repassem essas informações essenciais de preservação da vida em casos de emergência para os pais, responsáveis, familiares e amigos. Estão de parabéns e nós orgulhosos por mais uma atividade exitosa”, disseram os bombeiros e os profissionais do SAMU que participaram da atividade.
O programa “Bombeiro na Escola”, conforme o comando do 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Passo Fundo, prosseguirá nos próximos meses. A intenção é realizar a atividade em todos os educandários das Redes Municipal, Estadual e Particular.