A ruína do prédio da Secretaria de Segurança Pública será demolida no dia 6 de março, um domingo, às 9h, conforme confirmou nesta sexta-feira (25) o titular da pasta e vice governador, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB). O prédio foi atingido por um incêndio, no dia 14 de julho de 2021.
Dois bombeiros que atuaram no combate às chamas morreram. O inquérito que apurou as causas do fogo concluiu que um curto-circuito ou uma sobrecarga foram os prováveis problemas no prédio. Não houve indiciamento.
A implosão foi descrita como uma "operação extremamente complexa", que vai contar com o apoio de diversas órgãos para garantir a segurança.
Serão empregados 200 kg de explosivos. Segundo Ranolfo, o local será preparado para a demolição na véspera, com um bloqueio em um raio de 300 metros. Dentro desse raio, todas as residências ou estabelecimentos serão evacuados duas horas antes da implosão.
Um comunicado impresso será entregue a todos os imóveis na próxima semana com orientações de segurança. Haverá também sinais sonoros de alerta. Animais de estimação devem ser levados junto.
A rodoviária e a estação da Trensurb também ficarão fechados. Das 7h às 12h os ônibus intermunicipais sairão e chegarão a partir do Terminal Conceição, no Centro.
As viagens do Trensurb irão até a estação Farrapos. Ônibus serão disponibilizados para levar passageiros até a estação Mercado.
No sábado (5), não será possível estacionar na região a partir das 18h. O trânsito será bloqueado a partir das 7h.
Como será a implosão
A empresa FBI Demolidora será contratada para fazer a implosão. A estrutura será envolta com quatro camadas de tela de proteção reforçada para evitar projeção de detritos.
A detonação será acionada remotamente. A implosão deve durar 7 segundos, e gerar 20 mil toneladas de entulho.