A forte chuva dos últimos dias em diferentes regiões do Rio Grande do Sul causou cheias de rios e alagamentos no Estado. A região metropolitana de Porto Alegre está entre os locais mais afetados.
Até sexta-feira (24), para auxiliar os cidadãos prejudicados pela enchente, Defesa Civil da Capital está recebendo doações em dois locais:
- Centro Administrativo Municipal - Rua General João Manoel, 157 (Centro Histórico), das 9h às 17h;
- Loja 1.019 do Shopping Total - Avenida Cristóvão Colombo, 545 (Independência), das 10h às 22h.
Os itens mais necessários no momento, de acordo com a unidade porto-alegrense do órgão, são alimentos não perecíveis, água potável e produtos de higiene pessoal e de limpeza. Também podem ser doadas roupas, calçados e cobertores.
Já a Defesa Civil estadual centraliza o recebimento de doações na Avenida Joaquim Porto Villanova, 201, bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre.
Neste momento, os itens de maior necessidade, conforme o órgão estadual, são óleo, feijão e café, mas a lista pode vir a mudar nos próximos dias. Serão publicadas atualizações, diariamente, no site SOS Enchentes, conforme a Defesa Civil for identificando as demandas mais urgentes. A população pode acessar o site neste link e verificar quais são os itens mais pedidos.
As doações também podem ser feitas via Pix. Desde o início de setembro, quando o Estado foi atingido por outra grande enchente, o Executivo estadual disponibiliza a conta SOS Rio Grande do Sul, no Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), para arrecadar as doações em dinheiro. Uma chave Pix foi criada para que empresas e pessoas físicas possam repassar valores aos atingidos por meio de um canal oficial e de forma segura. Podem ser feitas doações de qualquer valor.
Pix SOS Rio Grande do Sul
- CNPJ: 92.958.800/0001-38
- Banco: Banrisul
Segundo o órgão, as pessoas também podem contatar diretamente as prefeituras para se informar sobre locais de recolhimento e demandas dos municípios atingidos.
Eldorado do Sul
Em Eldorado do Sul, 2,7 mil pessoas tiveram que sair de casa por causa da cheia do Rio Jacuí. No município, a prefeitura recebe doações das 8h às 14h. A sede do Executivo municipal fica na Estrada da Arrozeira, 270. Entregas também podem ser feitas na Secretaria de Assistência Social e Trabalho, na Avenida Emancipação, 599.
— Tudo o que vier neste momento será muito bem-vindo — declarou o coordenador da Defesa Civil do município, João Carlos Ferreira.
Ferreira também divulgou um número de celular para quem precisa pedir ajuda à Defesa Civil em Eldorado: (51) 98595-1493.
Produção: Leonardo Martins