Correção: as localidades de Passo do Silvestre, em Itaqui (Rio Ibicuí) e Rondinha Alta, em Arroio do Sal, não constam do relatório da Fepam como impróprios para banho, como informado entre as 21h10min do dia 22 e as 11h30min do dia 23 de dezembro. A informação já foi corrigida.

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou no sábado (21) o primeiro boletim da balneabilidade das praias e balneários do Rio Grande do Sul deste veraneio. A notícia, em geral, é boa para os banhistas gaúchos: de 92 pontos analisados, há 13 locais impróprios – mas destes, cinco estão concentrados em diferentes pontos da Praia do Laranjal, em Pelotas. De 44 municípios que tiveram praias e balneários analisados, apenas nove tiveram pontos considerados impróprios para banho.

Em comparação ao veraneio 2018-2019, a situação pouco mudou em Pelotas. No primeiro relatório da temporada passada, foram identificados seis pontos impróprios para banho no Laranjal – segundo a Fepam, à época, provavelmente em razão de despejamento de esgoto na Lagoa dos Patos. De norte a sul, as praias gaúchas banhadas pelo Atlântico estão próprias para banho.

À exceção de Pelotas, os demais pontos impróprios mudaram de endereço da temporada passada para esta. Se no veraneio passado os locais impróprios se concentravam na região central do Estado – em Santiago, Nova Palma, Cachoeira do Sul, Mata, Dom Pedrito e Candelária –, dessa vez a poluição apareceu em pontos mais distantes entre si, como Arroio do Sal, Barra do Ribeiro, Itaqui, Jaguari, São Francisco de Assis, São Jerônimo, São Vicente do Sul e Tapes. Em torno do Guaíba, a região da Barra do Ribeiro está imprópria, mas em Viamão há dois pontos com balneabilidade: as praias da Pedreira e das Pombas.

Realizado desde a temporada 1979-1980 pela Fepam, o relatório de balneabilidade atesta a capacidade de um local de possibilitar banho, atividades esportivas e recreação de contato primário com a água. A balneabilidade é determinada a partir da quantidade de bactérias do grupo coliforme presentes na água. 

Agora, os locais de coleta analisados receberão placas identificando a condição de banho. As coletas serão realizadas semanalmente e boletins informativos serão divulgados todas as sextas-feiras, até 28 de fevereiro. O mapa de balneabilidade também pode ser visualizado no site secweb.procergs.com.br/baln-consulta.

Os locais impróprios*:

Barra do Ribeiro: Praia Recanto das Mulatas (Lago Guaíba)
Jaguari: Balneário Fernando Schilling (Rio Jaguari)
Pelotas: Santo Antônio - Av. Rio Grande do Sul (Laranjal, Lagoa dos Patos)
Pelotas: Santo Antônio - Hotel (Laranjal, Lagoa dos Patos)
Pelotas: Balneário dos Prazeres (Laranjal, Lagoa dos Patos)
Pelotas: Santo Antônio - Restaurante (Laranjal, Lagoa dos Patos)
Pelotas: Valverde - Pontal da Barra (Laranjal, Lagoa dos Patos)
São Francisco de Assis: Balneário Poço das Pedras (Arroio Inhacundá)
São Jerônimo: Praia do Encontro (Rio Jacuí)
São Vicente do Sul: Balneário Passo do Umbú (Rio Ibicuí)
Tapes: Balneário Rebelo (Saco de Tapes, Lagoa dos Patos)

*Conforme relatório da Fepam de 21 de dezembro de 2019.