O Governo do Estado de Santa Catarina anunciou nesta segunda-feira, 20, o início da operação de veraneio Verão Mais Seguro. A força-tarefa pretende promover mais segurança, saúde e o bem-estar das pessoas que estão aproveitando o fim de ano no litoral do estado.
Ao todo, 23 órgãos do estado estão envolvidos. Mais de 2 mil guarda-vidas civis e 500 novos soldados da Polícia Militar estão participando da operação. Nestes estão incluídos dois bombeiros militares de Brusque que atuarão nas barragens de Rio dos Cedros e em São Francisco do Sul. Há também três policiais militares de Brusque que foram escalados, sendo que dois atuarão nos parques aquáticos de Gaspar diariamente e um atuará no litoral, com troca de posto com outro oficial de Brusque há cada 15 dias.
Além disso, serão 17 policiais civis da 17ª Delegacia Regional de Polícia de Brusque e região que atuarão no litoral. No entanto, eles foram divididos em grupos sendo três na primeira etapa, sete na segunda e mais sete na terceira etapa.
O governo do estado também informa que além dos investimentos em segurança, houve investimentos para reforçar áreas públicas, abastecimento de água, energia elétrica, saúde e promoção do turismo.
Operação Verão Mais Seguro
A operação, que acontece a 30 anos, terá centros de testagens para a Covid-19, o reforço de 2130 guarda-vidas civis, 531 novos soldados da Polícia Militar, mais de 500 postos de guarda-vidas, aumento da capacidade de fornecimento de energia elétrica por parte da Celesc, reforço nas equipes da Casan, monitoramento constante da balneabilidade de praias e lagoas.
Além disso, vai fiscalizar também, os direitos do consumidor, intensificação das ações preventivas no sistema prisional, prevenção e combate ao trabalho e à exploração sexual de crianças e adolescentes, e forças de segurança pública.
O governador Carlos Moisés afirma que os governos se organizaram durante todo o ano para garantir uma boa infraestrutura para todos, mesmo em meio a pandemia de Covid-19.
A projeção da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) é que essa temporada seja positiva para o estado. “Há uma demanda represada por causa da pandemia. O fluxo de turistas neste ano vai crescer muito. Quem vier para Santa Catarina pode estar tranquilo porque teremos uma grande força-tarefa para disponibilizar infraestrutura, segurança e vigilância em saúde para os nossos turistas até depois do carnaval”, prevê o presidente da Santur, Renê Meneses.
Todas as informações necessárias aos turistas durante o verão podem ser encontradas no site da operação, como mapas turísticos, dicas de segurança, telefones úteis e notícias.
Ações para fazer um verão mais seguro
Além da implantação de Centros de Testagens para Covid-19, por meio da Santur, a operação também irá promover a iniciativa Programa SC Acessível, que dispõe de 150 cadeiras de rodas anfíbias e 19 mil estrados, para tornar realidade a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida às atividades turísticas. Profissionais treinados ajudarão no uso dos equipamentos.
Assim como houve investimentos para o ordenamento náutico, com a compra de equipamentos para o balizamento em praias e lagoas, a fim de oferecer mais segurança em áreas reservadas aos banhistas e, na prática, de esportes náuticos.
Para melhorar a comunicação com os usuários das rodovias estaduais, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) firmou uma parceria para o compartilhamento de dados com o Waze. A parceria permitirá que usuários do aplicativo consigam informações sobre o trânsito, para assim conseguir contornar interdições de vias e evitar congestionamentos.
A operação começa, oficialmente, na quarta-feira, 22, e segue até dia 6 de março de 2022.