As praias de Salvador terão reforço do Corpo de Bombeiros para garantir a segurança de banhistas durante o Verão. Segundo a corporação, haverá o incremento de 130 bombeiros.

Eles vão atuar em pontos no Porto da Barra, Farol da Barra, Ondina, Rio Vermelho – nas praias da Paciência e Buracão –, e em Amaralina. O objetivo é prevenir casos de afogamento e outros acidentes nesta época do ano em que as praias costumam ser mais frequentadas

De acordo com o soldado BM e guarda-vidas, Bruno Schindler, “a atuação será reforçada nos finais de semana e feriados, com guarda-vidas náuticos e mergulhadores garantindo a segurança de baianos e turistas. O Bmar conta ainda com duas embarcações para salvamento”, completou.

Corrente de retorno

Cerca de 75% dos afogamentos registrados nas praias são nas chamadas correntes de retorno, fenômeno que forma uma espécie de corredor na parte mais rasa do mar, em direção às regiões mais profundas. Com a mudança no sentido, a água faz com que a profundidade do mar seja maior no corredor e, quanto maior ela for, maior será a velocidade da corrente, podendo arrastar o banhista para uma área que não dá pé. Nessa situação, a pessoa pode se desesperar ou cansar, na tentativa de nadar de volta para o raso, e se afogar.

“Nós indicamos com uma bandeira vermelha para que os banhistas não adentrem esse local. Caso o banhista caia na corrente de retorno, indicamos que mantenha a calma, não se desespere, peça ajuda e nunca nade em direção à praia, mas paralelo a ela, saindo lateralmente da corrente”, orienta o bombeiro Bruno.