O concurso para ingresso no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) exige de seus candidatos habilidades de natação que são essenciais para a atividade.
Durante o curso de formação, os militares são submetidos a cerca de 200 horas de instruções que envolvem natação, salvamento aquático e mergulho. Para conclusão do curso, o militar em capacitação tem que mostrar aptidão e alcançar uma nota mínima em provas com diferentes tipos de salvamento de vítimas em ambiente aquático.
Nesta semana, vídeos divulgados no Instagram da corporação mostrando algumas atividades realizadas no treinamento em Belo Horizonte chamaram a atenção da população nas redes sociais. As imagens são de treinamentos realizados no Clube dos Oficiais Militares Mineiros, que apoia as instruções de salvamento aquático.
Em um deles, os militares realizam uma dinâmica de adaptação e resistência submersa em uma piscina com 5 metros de profundidade, onde jogam “pedra, papel e tesoura” para treinar apneia, a capacidade de ficar debaixo d’água sem respirar.
“Jamais faça apneia submersa sem alguém por perto. Você pode ficar inconsciente e acabar se afogando, mesmo em águas rasas. Nossos militares passam por treinamentos constantes e possuem condições adequadas para cada atividade”, ressalta o CBMMG no vídeo. Em caso de emergência, é preciso acionar os militares pelo telefone 193.
Os bombeiros militares precisam estar preparados com técnicas aprimoradas e segurança para agir em situações de resgate, onde podem enfrentar obstáculos, águas turvas, correnteza. No treinamento, eles também aprendem a superar o medo de altura. Em uma das postagens, um militar salta da plataforma mais alta da unidade, que tem 10 metros.
Leia a matéria completa e o vídeo clicando AQUI.