Os salva-vidas civis temporários que vão complementar o efetivo dos Bombeiros na Operação Golfinho só começarão a atuar no dia 18 de janeiro, um mês após o começo da operação, prevista para acontecer entre 16 de dezembro e 4 de março. O edital para os temporários foi aberto na segunda-feira (27 de novembro).
No total, 1.035 militares (758 policiais e 277 bombeiros) iniciaram o curso, que segue até 10 de dezembro. O necessário seria um total de 1.316 profissionais para atender as 329 guaritas, o que corresponde a um déficit de 21%. No entanto, nos últimos anos, a Operação Golfinho tem contado com cerca de 1,1 mil, somando militares e civis. O comando dos Bombeiros garante que o número total é considerado normal.
— Nós tivemos um atraso no edital e, por isso, a segunda fase da capacitação só termina em fevereiro. Em janeiro, no entanto, eles já estão prontos para o salvamento nas guaritas, acompanhados de instrutores e monitores. Como tem profissionais que não são aprovados, estamos estudando a possibilidade de mais uma turma de militares em treinamento em dezembro. O ideal seria que entrassem 600 temporários, mas, nos últimos anos, a média é de 150 — detalha o subcomandante-geral dos Bombeiros, coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Junior, coordenador da Operação Verão.
Os Bombeiros também projetam a abertura de um edital até o fim da próxima semana para a compra de 10 quadriciclos para facilitar o deslocamento dos salva-vidas por mais de uma guarita. Os veículos estarão sendo utilizados até o começo de janeiro:
— Tentamos compensar o número de funcionários. Eventualmente teremos guaritas desativadas, mas sempre durante a semana.
Salários de até R$ 4 mil
O edital aberto nesta segunda-feira prevê até 600 vagas, com salários de R$ 4 mil. Serão 376 vagas para o Litoral Norte, 100 para o Litoral Sul, 30 para a Região Metropolitana, 14 para Porto Alegre, 20 para a Região Sul, 16 para a Região Central, 14 para o Vale do Rio Pardo, 16 para o Vale do Sinos e 14 para a Fronteira Oeste.
As inscrições começaram na terça-feira (28 de novembro) e seguem até o dia 12 de dezembro pelo site da Brigada Militar. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de classificação, e quem se inscreveu para uma região e não passou pode ser convidado a integrar o grupo de outra. As capacitações serão feitas em Tramandaí e em Rio Grande.
Para se inscrever, o candidato precisa ter entre 18 e 45 anos, Ensino Fundamental completo, estar quite com obrigações eleitorais e com a situação militar regularizada, entre outros pontos. O edital está publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira.
Fonte: GaúchaZH / BIBIANA DIHL
Foto: Ricardo Duarte / Agencia RBS