O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu Contagem participa nesta quinta-feira, 2/12, de treinamento simulado de resgate de vítimas em estruturas colapsadas, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, pelotão CeasaMinas.
O simulado contará com a participação das equipes das ambulâncias Samu USA 8 E USB 5 e será realizado na avenida Wilson Tavares Ribeiro, 1450, bairro Chácaras Reunidas Santa Terezinha – Contagem, às 19h.
Segundo a diretora do Samu Contagem, Luciana Márcia Felisberto, o treinamento será realístico, reproduzindo as condições encontradas quando há ocorrências de desabamentos de casas e prédios, com vítimas soterradas em razão da movimentação de terra provocada pelo volume de água, com o agravante da baixa luminosidade. Participarão do simulado pelo Samu seis profissionais, entre eles o médico socorrista, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor de ambulância, além dos bombeiros militares.
Este simulado será o primeiro o retorno do Samu Contagem aos treinamentos realísticos após um ano e oito meses suspensos devido às restrições causadas pela pandemia do Covid-19.
Segundo Felisberto, soterramentos como este que será simulado são ocorrências muito comuns nesta época do ano com a chegada do período de chuvas. “É um treinamento muito importante, pois prepara as equipes para momentos de riscos também para os próprios funcionários. Além de, é claro, atualizar para que as vítimas sejam socorridas com vida e de forma segura”, explica a diretora.