*Com informações de Halder Ramos
O município de São Francisco de Paula, na Serra gaúcha, vai decretar estado de calamidade pública devido ao temporal que causou destruição em quatro bairros. Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Maurício da Silva Borges, a medida será tomada porque uma pessoa morreu morreram – inicialmente o órgão informou que eram duas vítimas – em decorrência do mau tempo. Mais de 100 casas foram destelhadas, pelo menos 10 pessoas estão desaparecidas e muitas pessoas ficaram feridas e foram levadas para o Hospital São Francisco de Paula.
Os desabrigados estão sendo levados para o Ginásio municipal, que fica ao lado do corpo de Bombeiros, e a defesa civil pede auxílio de moradores de outras cidades da região que possam fazer a doação de lonas, telhas, alimentos, água, colchões e cobertores. “Estamos precisando de ajuda porque não conseguimos precisar 100% do desastre, que foi muito grande”, ressalta Maurício. No momento, a cidade registra falta de luz e de água, além de problemas de comunicação.
Pelo Twitter, o secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis afirmou que vai comunicar o prefeito de São Francisco de Paula, Marcos Aguzzoli, sobre o repasse de R$ 175 mil para a área de saúde do município. A ordem, conforme o secretário, é do governador José Ivo Sartori.
Segundo a Defesa Civil, a equipe estava fazendo o monitoramento da situação e tudo aconteceu muito rápido. O coordenador Maurício da Silva Borges disse que, em função da gravidade da tempestade, não se descarta que um tornado tenha passado pela cidade. A Metsul Meteorologia garante que ainda não é possível confirmar o fenômeno, e, por enquanto, o classifica como uma “tempestade severa”. Quatro bairros localizados na entrada da cidade foram atingidos e houve queda de pinheiros e árvores.
O município de São Francisco de Paula foi atingido por um tornado em 08 de julho de 2003. Na ocasião, 50 pessoas ficaram feridas e ninguém morreu. Em dezembro do mesmo ano, o fenômeno também causou estragos em Antônio Prado, na Serra gaúcha, e deixou quatro vítimas fatais.
Fonte: Correio do Povo / Foto: Halder Ramos / Especial / CP