Sapiranga – Educação, disciplina e conduta. Princípios que formam um bom cidadão e que podem ser trabalhados ainda no início da vida. Estes aspectos, junto com as definições do dia a dia, foram repassados para 24 crianças de Sapiranga, que se formaram no último sábado (14), no programa Bombeiro Mirim.

Realizado pelo 1° Pelotão da 3ª Companhia do 2° Batalhão de Bombeiro Militar, o programa ocorreu entre os meses de agosto e setembro, com aulas coordenadas aos sábados pelo capitão Tiarles Gularte De Almeida, apoiado pelo sargento Jorge Pereira e por soldados do batalhão. A formatura foi celebrada no Centro Municipal de Cultura Lúcio Fleck.

A cerimônia contou com a presença de autoridades, como a prefeita de Sapiranga Carina Nath e o comandante do 32º BPM, tenente-coronel André Lima, familiares e amigos.

Ensinamentos do programa

Compuseram a grade curricular primeiros socorros, educação no trânsito, preservação do meio ambiente, percepção de risco e prevenção de acidentes, civismo e cidadania, prevenção de afogamentos, nós, amarras e noções básicas de salvamento em altura, palestra sobre bullying, noções de combate a incêndio, ordem unida e Proerd. Além disso, os alunos aprenderam sobre aspectos como solidariedade, companheirismo e sentimento cívico, ressaltando o amor à pátria.

Destaques sobre o curso aos pequenos bombeiros

Carina Nath, prefeita de Sapiranga. “Antes do aprendizado de conteúdo, do meio ambiente, primeiros socorros, situações emergenciais: postura, disciplina, educação. Sabemos que vocês (pais/responsáveis), educam muito bem suas crianças. Mas esse reforço, lá no Corpo de Bombeiros, é tudo de bom”.

Tiarles Gularte, comandante 3ª Cia e 2º Batalhão. “Todas as crianças conseguiram completar todas as atividades de maneira super satisfatória. Estamos coroando com êxito nessa formatura o sucesso deles e tenho certeza de que nós temos aí mais 24 crianças na nossa sociedade que vão trilhar o caminho do bem”.

Mateus Bordignon, comandante CBM Sapiranga. “O objetivo do Bombeiro Mirim é trazer para essas crianças que foram escolhidas para o projeto a importância e a mentalidade prevencionista de bons costumes e valores e que podem, assim, contribuir para o desenvolvimento deles como cidadãos”.