Da Redação

O governador José Ivo Sartori (MDB) enviará nesta quarta-feira (24) uma convocação extraordinária para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com a pauta de votação do Regime de Recuperação Fiscal, que o estado tenta assinar com a União.

Segundo comunicado enviado pela Casa Civil aos deputados e deputadas da Casa, a convocação dura uma semana, entre os dias 25 e 31 de janeiro. As votações em plenário teriam de ocorrer nos dias 29, 30 e 31. Ou seja, a partir da próxima segunda.

Em dezembro, Sartori se encontrou com Michel Temer para definir o cronograma de ações que o Estado terá de cumprir a partir do momento que o acordo passe a valer. Na época, ele ainda tentou pressionar os deputados para aprovassem o Regime antes do recesso de fim de ano. Porém, na última sessão de 2017, em 22 de dezembro, o Legislativo debateu e não votou o Plano.

O governo gaúcho vem vendendo a ideia de que a única saída para a crise financeira do Estado é a adesão. Mesmo partidos da base, no entanto, questionam as pesadas contrapartidas que trariam efeitos por mais de 20 anos. Entre eles, está o congelamento da folha do funcionalismo, deixando o Estado proibido de fazer novas contratações por três anos. O que incluiria até concursos para a Brigada Militar, quando a corporação contabiliza o menor efetivo da história.

Fonte: Sul 21

Foto: Guilherme Santos/Sul21