Uma nova operação foi montada em Santa Catarina na quarta-feira (29) para entrega de equipamentos para o enfrentamento à Covid-19.
Os aviões do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Arcanjo 02 e 04, saíram em torno das 9h, para transporte de materiais de Florianópolis para Tubarão, Criciúma, Araranguá, Chapecó e Concórdia.
Foram transportados quatro ventiladores mecânicos completos, 10 monitores multiparâmetro e cerca de 300 kits para testes.
O material foi conduzido pela Defesa Civil e pela Secretaria de Estado da Saúde até a sede do Batalhão de Operações Aéreas, na Capital, local do qual as aeronaves partiram.
A aeronave Arcanjo-04 foi em direção ao Sul do estado, pousando inicialmente no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna. Equipes esperavam para receber o material e realizar o transporte até Tubarão.
Após nova decolagem, partiu em direção ao Aeroporto Regional Diomício Freitas, em Criciúma. Parte do material ficou na cidade e outra parte seguiu até Araranguá.
A aeronave Arcanjo-02 foi rumo ao Oeste catarinense, pousando inicialmente no Aeroporto Municipal Olavo Cecco Rigon, em Concórdia. Equipes esperavam para receber o material que será utilizado no próprio município.
Em seguida, a aeronave foi para o Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó. O aparato entregue será utilizado na própria cidade.
O transporte ocorreu novamente em parceria com a Defesa Civil do Estado e a Secretaria de Estado da Saúde, órgãos que estão à frente das ações adotadas pelo Governo do Estado no enfrentamento à Covid-19.
O transporte aéreo dos Bombeiros representa um ágil meio de auxílio em traslados envolvendo grandes distâncias e a quantidade de material. As duas aeronaves percorreram nesta quarta em torno de 1.110 quilômetros, em aproximadamente 4,5 horas de voo.
O serviço do Batalhão de Operações Aéreas não é afetado com os transportes, já que possui quatro aeronaves, dois helicópteros e dois aviões.
Nesta quarta-feira, além dos traslados de materiais, os helicópteros Arcanjo 01 e 03 foram empenhados para inspeção em Águas Mornas e atendimento de ocorrência em Timbó.
Texto: Dyovana Koiwaski