Em razão das fortes chuvas que vem sendo registradas em todo o Estado, a equipe de reportagem do Jornal O Líder entrou em contato com o Corpo de Bombeiros de Maravilha, no intuito de obter recomendações de cuidado e segurança. “Sempre que essas situações acontecem, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil entram em alerta, pois vidas e patrimônios podem estar em risco. São tomadas todas as ações possíveis a fim de prevenir que alguém saia ferido ou que danos ao patrimônio possam acontecer”, enfatizam. 

Confira as dicas a seguir, além de informações sobre as principais ocorrências no município envolvendo eventos climáticos e como é a atuação dos bombeiros nesse sentido.

 
 
 
ATUAÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS
 
O Corpo de Bombeiros atua de maneira a proteger a vida das pessoas, através de resgate, corte de árvores ou ainda em emergências com lesões relacionadas aos eventos climáticos. “Também atuamos na entrega de lonas para cobrir as residências destelhadas por vendaval. Importante salientar que as pessoas devem solicitar somente a metragem necessária para suprir a sua necessidade”, afirmam. Assim, quem teve a casa destelhada pode ir até a sede da corporação em Maravilha para fazer a retirada de lona.
 
As principais situações em que se pode acionar o Corpo de Bombeiros são: resgate de pessoas em áreas alagadas, isolamento de áreas de risco, deslizamento de terra e remoção de árvores que caíram sobre casas ou ofereçam risco. “Importante lembrar que ao acionar o Corpo de Bombeiros em situações de emergência, é importante fornecer informações precisas sobre a localização, a natureza da emergência e qualquer outro detalhe relevante”, alertam. 
 
As principais ocorrências atendidas na cidade de Maravilha envolvendo eventos climáticos estão relacionadas ao corte de árvores, que caem sobre residências, rede elétrica e estradas.