Uma das regiões mais populosas de Blumenau, a do bairro Garcia, voltou a contar nesta quinta-feira (17) com base de atendimento do Corpo de Bombeiros Militares, porém, sem funcionamento à noite. O motivo, segundo a corporação, é a falta de efetivo.
Nos primeiros dia deste ano o quartel do Garcia ficou 100% fechado por causa das contaminações de Covid-19 entre os bombeiros. O local também já teve que fechar em outras oportunidades por causa da pandemia no ano passado.
Quando ocorre isso o Corpo de Bombeiros mantém o funcionamento nos quartéis do Centro, que é o principal, e do bairro Salto Norte, responsável por atender a região Norte.
Das 20h às 8h os bairros da região do Garcia são atendidos pelo quartel do Centro, que fica a cerca de oito quilômetros de distância.
Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros Fillipi Pamplona, que é o comandante da 1ª Companhia de Blumenau, com quatro bombeiros militares novos já é possível abrir o quartel da região Sul 24 horas, mas ainda com restrições de funcionamento.
“Seriam necessários mais 12 bombeiros para abrir à noite toda e de forma plena, sem a necessidade de baixar viatura em caso de acionamento. Ficaria com o quartel completo”, disse.
Região Sul de Blumenau com incêndios nos últimos dias
É bom lembrar que nas últimas duas semanas a região do Garcia registrou três incêndios em residências de madeira. Foram duas ocorrências no bairro Progresso, uma na rua Chipre e outra na rua Francisco Benigno, e outro caso na Rua Independência, no bairro Valparaíso.
Detalhe, com o pelotão do Corpo de Bombeiros no Garcia fechado.
Possivelmente, por ser incêndio em casa de madeira e o fogo se espalha muito rápido, os estragos seriam inevitáveis, mas é indiscutível o funcionamento 24 horas da base do Garcia e evidentemente, a necessidade da ampliação do efetivo de bombeiros militares em Blumenau.