Uma mulher deu à luz enquanto era resgatada pelos bombeiros em Rio do Sul, município do Vale do Itajaí que está com 20 dos 25 bairros alagados. A equipe precisou parar o trajeto que o barco fazia pelas ruas alagadas da cidade e fazer o parto no chão na noite de segunda-feira (5). Um bombeiro deitou e “serviu de colchão" para a grávida parir.

A ocorrência foi por volta das 22h na localidade de Bonfim. A casa da gestante estava isolada por causa do alagamento. Para chegar até a residência, os socorristas precisaram atravessar um rio, uma área alagada e uma roça.

Após iniciar o trajeto de barco de volta com a gestante, os bombeiros precisaram parar e fazer o parto. “Eles pararam a embarcação e procuraram um lugar plano. Para ela não deitar no chão, um bombeiro deitou e ela deitou em cima”, detalha o tenente Rubens Babel.

Segundo ele, após a mãe dar à luz um menino, a equipe seguiu o trajeto com a família de barco pelas ruas alagadas até uma unidade do Samu. Depois, mãe e filho foram levados para o hospital. Os dois passam bem, segundo os bombeiros.

Bombeiros precisaram ser resgatados

 

Após atender a ocorrência, os cinco bombeiros envolvidos também precisaram ser resgatados por outra equipe da corporação. “A viatura ficou ilhada, aí outra equipe veio com uma 4x4, e conseguimos sair e rebocar a embarcação”, explica o tenente.

 

Chuva

 

Em Santa Catarina, o número de cidades afetadas pela chuva desde o final de maio chegou a 88 na segunda-feia. Dos mais de 10,2 mil atingidos de alguma forma pelo evento, 1300 foram para casa de parentes e amigos - são, portanto, considerados desalojados - e outros 1182 foram para abrigos, abertos em pelo menos dez cidades.

De acordo com a Defesa Civil, Rio do Sul tem 21 abrigos com 739 pessoas.

Esta terça-feira (6) tem muitas nuvens, alguns períodos de melhoria e chance de chuva, que deve ser um pouco mais fraca em relação aos últimos dias. A meteorologia aponta que o tempo deve permanecer instável até a manhã de sexta (9).

Veja o vídeo clicando AQUI

Fonte: G1 SC