Eles escolheram assumir a missão de proteger e salvar vidas e merecem, sim, um reconhecimento público que os valorize ainda mais. Por isso, hoje a coluna tira o chapéu para os bombeiros militares Felipe Madureira, Jackson Jacques e Diego Ribeiro Pires, de Florianópolis, que salvaram um jovem de 23 anos quando ele tentava atirar-se da Ponte Pedro Ivo, na Capital. A ação aconteceu dia 18 de setembro e nesta semana eles foram agraciados com uma moção de aplausos da Câmara de Vereadores, uma proposição da Comissão Municipal de Segurança Pública. Guardas municipais que atuaram na ocasião também foram homenageados.
Foi muito difícil e arriscado
A ambulância que os bombeiros tripulavam naquela noite vinha de outro atendimento, com uma vítima em transporte para o hospital. De passagem, os profissionais avistaram a situação na ponte e decidiram auxiliar. Enquanto agentes da Guarda Municipal tentavam acalmar o rapaz, os bombeiros foram responsáveis por tirá-lo da beirada e colocá-lo na pista em posição de segurança. Naquele momento, nenhum dos profissionais estava utilizando qualquer tipo de cabo ou equipamento que os protegesse do risco de queda livre.
O jovem não aceitou o salvamento e precisou ser imobilizado. “A gente percebeu as lágrimas correndo no rosto dele. Foi difícil e muito arriscado, mas pelo olhar nos comunicamos com os amigos da Guarda Municipal e fizemos o melhor possível. Deu certo!”, disse um dos bombeiros. Gratidão, amigos por sempre estarem de plantão para serem nossos heróis: vocês nos representam.
Fonte: Hora de SC / Laine Valgas
Foto: Maria Gabriela / CCS-CBMSC