Domingo a tarde (24/1) o Serviço Civil e Auxiliar de Bombeiro (SCAB) de Arambaré realizou o salvamento aquático de um morador de Arambaré.
O homem não conseguiu retornar a margem após pular da plataforma de pesca. O SCAB visualizou a situação pois estava fazendo atividade preventiva com a embarcação, próximo a plataforma. Não há guarita de guarda-vidas naquela área próximo ao local.
A 1º tenente Simone da Rosa Baldi, comandante do pelotão de Camaquã, afirma que este tipo de atitude pode acabar em tragédia, pois o banhista achou que poderia retornar a margem e pulou da plataforma, no entanto, não foi capaz de voltar ficando sem alternativas.
Sem a intervenção do SCAB de Arambaré, o desfecho da ocorrência poderia ter sido outro. O banhista deve procurar locais protegidos por Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul para entrar na água. "Proteja os idosos e cuide das crianças. Se podemos vê-lo, podemos protegê-lo!", ressalta a tenente Simone.
Em Arambaré há duas guaritas de Guarda-vidas, uma em Cristal e uma em Tapes. O horário de funcionamento é de quarta-feira a domingo, das 8h30 às 13h e das 15 às 18h30.
SCAB é a atividade desenvolvida por pessoa física ou jurídica, de forma supletiva e sob a regulamentação, credenciamento e fiscalização do CBMRS.