Veja que boa notícia: O Corpo de Bombeiros do Rio está comemorando o sucesso da campanha “Se dirigir, não poste” nas redes sociais. Vídeos foram lançados no TikTok e bateram o recorde de 204 mil visualizações em menos de 24h.
A corporação comemora também o post mais visualizado entre todas as páginas de governo (secretarias de estado, autarquias e empresas estaduais) no Instagram.
A segunda fase do projeto é focada no alerta aos motoristas, que não devem usar o celular enquanto dirigem. Um dos focos será a postagem que algumas pessoas fazem enquanto estão no volante. Os militares vão usar as redes sociais para conscientizar a população de que mortes provocadas por uso de celular ao volante são uma realidade no trânsito.
Em números
Dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) comprovam que a situação é alarmante. Segundo o estudo mais recente, o uso do celular é a terceira causa de mortes no trânsito no Brasil, perdendo apenas para o álcool e para o excesso de velocidade.
Os bombeiros alertam que digitar uma mensagem de texto enquanto conduz um veículo a 80 km/h equivale a dirigir com os olhos vendados por um percurso de cem metros.