É falsa a informação de que a unidade de Camobi, do Corpo de Bombeiros de Santa Maria, não estaria funcionando. Em entrevista ao programa Bom dia, Cidade!, da Rádio CDN, o comandante do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4º BBM), tenente-coronel Rafael Gonçalves Pereira, reforçou que o posto da região leste segue atendendo as ocorrências da comunidade normalmente.
– É totalmente mentirosa essa informação (que o posto não está funcionando). Ao contrário, o Corpo de Bombeiros de Santa Maria tenta, sempre que possível, manter guarnição no nosso posto avançado que é em Camobi. Em momento algum, quero deixar bem claro, passou pela nossa administração a ideia de fechar. Na função de comandante, tenho envidado todos os esforços para que consiga deixar o maior número de dias em funcionamento operacional o quartel de Camobi. Essa é a nossa principal informação para a comunidade, tranquilizá-los que da nossa parte jamais vamos fechar (a unidade) de Camobi – afirmou o tenente-coronel.
O comandante ainda explicou que não há um efetivo fixo para o posto de Camobi. Uma equipe com três bombeiros é deslocada para a unidade, juntamente, com um caminhão ABT (Auto Bomba Tanque). Esse é o veículo mais característico da corporação, equipado com mangueiras, esguichos e equipamentos hidráulicos, também podendo ser adaptado para transporte de equipamentos de primeiros socorros e salvamento.
A condição atual do 4º Batalhão de Bombeiro Militar
O 4º BBM tem sede em Santa Maria e atende 39 municípios da Região Central do Estado.
Em Santa Maria, existem três postos: no Centro, localizado na Rua Coronel Niederauer, em Camobi, na Faixa Nova, e no Pinheiro Machado. Destas, duas fazem atendimentos de combate a incêndio. Desde janeiro deste ano, a unidade do Bairro Pinheiro Machado não tem mais um caminhão destinado para esse tipo de ocorrência. Atualmente, o posto tem apenas uma ambulância destinada para busca e salvamento com auxílio de cães e com mergulhadores.
– Em janeiro, houve algumas mudanças em todo o Estado do Rio Grande do Sul e o comando geral entendeu que, por enquanto, não conseguiria deixar um caminhão de combate a incêndio fixo no Parque Pinheiro. (Desde então), o nosso comando local já fez vários pedidos e estamos diuturnamente em contato com o comando geral em Porto Alegre solicitando que seja reaberto o nosso serviço de combate a incêndio no Parque Pinheiro Machado – informou o tenente-coronel.
O comandante ainda garantiu que, apesar disso, o efetivo atual consegue atender todas as demandas de Santa Maria:
– Temos que deixar bem claro para nossa população, (o efetivo) não é o ideal, só que não existe, pelo menos desconheço, qualquer instituição pública que tenha um número ideal de efetivo à disposição. O que eu posso realmente afirmar é que o efetivo que temos consegue prestar um serviço de qualidade face às demandas na nossa região. Mas, não é o ideal e estamos buscando e solicitando ao nosso comando superior que venha mais efetivo para nossa região.
Com relação à frota, o comandante Rafael indicou que os veículos estão em boas condições. Ele também lembrou que, na última segunda-feira (18), Santa Maria recebeu uma picape para auxiliar nas equipes de resposta rápida e, nos próximos dias, a cidade deve ser contemplada com um caminhão ABT com capacidade de 5 mil litros de água, aparelho de respiração autônoma, e equipamentos que auxiliam em acidentes de trânsito para retirada de vítimas dos veículos.
– Hoje, Santa Maria e região têm caminhões de excelentes estado de conservação, caminhões na faixa de seis, sete, oito anos de uso que é uma média muito boa e ainda estaremos recebendo mais um caminhão novo. O que realmente nos falta é um pouco mais de efetivo, o que nos falta é o material humano, que poderia ser melhorado. (Apesar disso), temos conseguido enfrentar essa realidade, isso posso afirmar categoricamente. Mas, não podemos parar um segundo de correr atrás para receber esse efetivo – destacou o comandante.