O Estado Maior da Brigada Militar tem cautela ao falar de quanto tempo levará para se colocar na rua o edital do concurso para soldados e oficiais da BM e dos Bombeiros. O chefe do Estado Maior da corporação, coronel Júlio Cesar Rocha Lopes, não repete a estimativa do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, que deu 30 dias para que os editais dos concurso sejam lançados.

— Evitamos falar em prazos. Agora, com a autorização do governador, iniciamos um grupo de trabalho. A primeira etapa é contratar a empresa ou fundação que vai realizar o concurso. Estamos estudando a possibilidade de dispensa de licitação para acelerar o processo, tudo dentro da forma legal. Por isso, não temos como dar prazos — afirma o coronel.

Depois de contratada, com ou sem licitação, cabe a essa empresa gerenciar o processo seletivo de acordo com as determinações da BM. Ela vai lançar o editar do concurso, com as regras e os prazos, e aplicar as provas teóricas, físicas e psicológicas. Após a seleção, caberá à BM distribuí-los nos cursos preparatórios da corporação para oficiais e soldados.

Leia mais:
Piratini anuncia concurso com 6,1 mil vagas para BM, Polícia Civil e bombeiros

Quais são os requisitos do concurso para BM, Polícia Civil e Bombeiros
Custo de 6,1 mil novos servidores da Segurança chegaria a R$ 471 milhões

— A empresa ou fundação precisará de um prazo para lançar esse edital, vamos dizer o que queremos dos selecionados. Ela vai necessitar de uma certa estrutura, prevemos de 50 a 60 mil inscritos — diz o chefe do Estado Maior da BM.

A Polícia Civil foi procurada ao longo de todo o dia para falar sobre a seleção de policiais e delegados. Por meio de nota enviada pela assessoria de comunicação, limitou-se a informar que será aberto, nos próximos dias, o processo administrativo para viabilizar o concurso, que seguirá os requisitos legais.

_________________
O PASSO A PASSO DO CONCURSO NA BM

Contratação
- Um grupo de trabalho está debruçado sobre a forma de contratação da empresa ou fundação que irá realizar o processo seletivo.

- Essa escolha, normalmente, ocorre por meio de concorrência via licitação. Mas, para encurtar prazos, a BM estuda dispensar dessa etapa.

- O Estado Maior da BM não dá prazo para se encerrar essa fase.

Lançamento de edital
- A empresa contratada pelo Estado ficará encarregada de montar o edital do concurso, contendo todas as etapas, prazos e requisitos para os candidatos.

- A contratada terá um prazo para elaborar esse documento a partir das exigências da BM.

- E, após o lançamento do edital, haverá mais prazo para a inscrição dos candidatos.

- O Estado Maior da BM também não arrisca data para a publicação.

Preparação dos aprovados
- Ao final, a empresa aponta os aprovados no concurso.

- A partir daí, caberá à BM encaminhar os selecionados para os cursos de preparação.

- O Curso Básico de Formação Policial Militar dura sete meses.

- Nesse período, o soldado já é incorporado, recebendo salário e com direito à assistência médica.

Fonte: Leandro Rodrigues / ZH