Na sexta-feira (21), Soldados da turma de 2016, associados da Associação de Bombeiros do Estado do RS - ABERGS, reuniram-se com o Coordenador Geral, Tenente Coronel Ederson Franco e com o Coordenador Geral Adjunto, 1º Sargento Ubirajara Ramos, com o objetivo de esclarecer algumas dúvidas sobre o Processo Seletivo Interno para Ascenção Funcional, bem como trazer algumas demandas que permeiam a referente turma.
A reunião foi uma solicitação direta destes associados, que de forma organizada elencaram representantes do 4º, 5º, 6º, 10º, 11º, 12º Batalhões de Bombeiros Militares, ocorrendo de forma virtual em respeito aos protocolos de saúde.
Os representantes de 2016 explanaram com muita clareza jurídica que não podem ingressar no Curso Técnico de Segurança Pública – CTSP, sem possuir a estabilidade no serviço público, no início do curso, ou seja, 5 anos.
A maior preocupação dos Militares é se ocorrer alguma alteração do cronograma do edital por algum motivo externo, como por exemplo a pandemia ou até mesmo interferência do Poder Judiciário, postergando o início do curso para após ao mês de novembro, onde os mesmos já teriam atingido a estabilidade. E nesse caso qual seria a possível ação do Comando.
Por outro lado, a preocupação que os assola é a forma e viabilidade de ascensão na carreira a medida, da diversidade na formalistica em editais anteriores.
A solicitação destes associados, seria no sentido da ABERGS levar as preocupações ao Comando do Corpo de Bombeiros Militar do RS - CBMRS, e garantir que se o cronograma sofrer alteração, a turma de 2016 não seja prejudicada.
O Coordenador Geral Adjunto, 1º Sargento Ubirajara, compreende a solicitação dos associados, relatando inclusive que passou por estes problemas entre outros desde sua inclusão e não havia nenhuma entidade representativa para auxiliar nas demandas dos Bombeiros Militares. Também relatou que este é o primeiro edital realizado pelo CBMRS, ao qual traz o maior número de vagas da história, além de conteúdo específicos para o cargo de Sargento Bombeiro, desta forma é necessário parabenizar o pouco efetivo da ABM que busca fazer o melhor na área de ensino.
O Coordenador Geral, Tenente Coronel Ederson, afirmou que a ABERGS, sempre atua dentro dos princípios da legalidade e publicidade e que o papel da entidade em defesa do associado é no mínimo de levar as demandas aos órgãos competentes sobre o tema. Da mesma forma parabenizou os representantes desta turma que buscaram a reunião junto a entidade, com sugestões e ideias construtivas para a solução das demandas. Esta atitude de participação de forma democrática, consciente e respeitosa é um dever do associado, mas também demonstra o perfil de militares que logo serão excelentes sargentos e oficiais.
Por fim, ficou acordado que os presentes na reunião fariam um documento em conjunto alicerçado da legalidade para ABERGS encaminhar ao Comando esta preocupação dos associados da turma de 2016.
ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!