Os Coordenadores Geral e Geral Adjunto da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, Tenente Coronel José Henrique Ostaszewki e 1° Sargento Jeferson França, dentro do cenário caótico que se estabeleceu no Rio Grande do Sul, por conta da maior catástrofe natural da história seguem, na medida do possível, visitando as Organizações de Bombeiros Militares (OBM) com o objetivo de monitorar as condições de trabalho e o estado psicológico da tropa.
As operações de resgate são uma demonstração de coragem e dedicação, guiadas pelo compromisso inabalável dos nossos Bombeiros Militares em salvar e proteger vidas humanas e animais.
Dentro dessa perspectiva, a ABERGS se mantém atenta às demandas de seus associados, garantindo que eles estejam sempre prontos para atuarem em prol da sociedade, não apenas em momentos de crise, mas também no cotidiano em todo o território gaúcho.
Em virtude da histórica falta de efetivo, a ABERGS monitora a sobrecarga horária dos nossos bombeiros militares, e os impactos psicológicos decorrente da estafante tarefa.
Sabemos que os homens e mulheres do Corpo de Bombeiros Militar, pela sua especial condição de militar estadual, podem ser empregados a qualquer momento e por tempo indeterminado, mas também é preciso reconhecer que direitos também devem ser respeitados.
A ABERGS seguirá acompanhando como o Governo fará o planejamento dos recursos humanos e aporte maciço de recursos materiais. Não faltarão pedidos de reuniões, encaminhamentos de ofícios, solicitação de agendas para encontramos as soluções mais rápidas dos problemas que se avolumam, sempre buscando os direitos justos e necessários.
Quanto a demanda dos consignados, a ABERGS vai dialogar com os bancos privados para que sigam o exemplo do Banco do Estado que suspendeu por 120 dias a cobrança do valor dos empréstimos consignados.
Também estaremos em contato com as autoridades para a abertura de linhas de créditos de reforma e construção para os bombeiros militares que tiveram suas residências atingidas. Paralelo a isto, criamos uma campanha de doação na plataforma Vakinha com vistas a ajudar os bombeiros que perderam suas casas e seus pertences na catástrofe.
Contribua com a vakinha clicando AQUI.
ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!