ATUALIZADO ÀS 16H30

Um carro tomba e uma pessoa fica presa dentro do veículo. O Corpo de Bombeiros é acionado e precisa resgatar a vítima e, depois de aproximadamente 20 minutos, o condutor do automóvel é retirado. Poderia ser uma situação real, já que casos como esse fazem parte da rotina das guarnições, no entanto, foi apenas uma simulação realizada pelo Corpo de Bombeiros durante a tarde desta quarta-feira, 28, no Centro de Santa Cruz.

O quarteirão entre as ruas Ramiro Barcelos e Júlio de Castilhos, na Rua Marechal Floriano, foi interrompido por uma hora para a realização da demonstração. Muitas pessoas pararam para assistir o treinamento. Enquanto nove bombeiros mostravam os procedimentos adotados em casos de resgate de pessoas em acidente de carro, o capitão Joel Dittberner explicava aos espectadores cada passo. “Acontecem 300 mil acidentes com vítimas por ano no País, sendo que morrem uma média de 40 mil pessoas. A prudência ainda é a melhor saída”, alertou Dittberner aos presentes.

De acordo com o capitão, a simulação que aconteceu nesta tarde faz parte das atividades alusivas ao Dia Nacional do Bombeiro, comemorado no próximo domingo, 2 de julho. A ideia, conforme ele, é realizar um treinamento, além de mostrar para os santa-cruzenses como funciona uma das atividades realizadas pelas guarnições. “Os bombeiros que participaram estão fora seu horário de trabalho, estão aqui na simulação de forma voluntária”, conta o capitão.  “Mostrando para as pessoas tudo que envolve fazer um resgate talvez elas sejam mais prudentes no trânsito. Com condições ideais, sem chuva, com o carro estabilizado, sem outros veículos passando, demoramos 20 minutos. Em outro tipo de situação é muito mais complicado”, completou.

Outras atividades

Além da simulação realizada durante esta tarde, outras atividades estão sendo realizadas pelo Corpo de Bombeiros alusivas à data comemorativa. Durante esta semana, acontece o projeto ”Portas abertas às escolas”. Durante estes dias, alunos visitam o quartel, praticam atividades como subida na parede de escalada, e conhecem melhor a rotina dos bombeiros.

Além disso, haverá a formatura dos 26 alunos de Santa Cruz. A solenidade acontecerá em Santa Maria, na próxima sexta-feira, 30, com estudantes formados em outras escolas do Estado. Conforme Dittberner, a região receberá cerca de 20 novos bombeiros destes recém-formados.

Veja vídeo clicando AQUI

Fonte: Gazeta Online