4º Batalhão de Bombeiros, com sede em Santa Maria, está promovendo um curso de combate para incêndios em edificações visando ao melhor aproveitamento da água. 

De acordo com o capitão do batalhão de Santa Cruz do Sul, Joel Dittbierner, que está ministrando o curso, o treinamento tem como propósito aumentar a proteção dos bombeiros durante as suas ações e o melhor aproveitamento da água. Pelas novas técnicas, segundo o capitão, um salvamento chega a usar cerca de 30 galões de água por minuto. Na técnica antiga, seria pelo menos o dobro nesse mesmo tempo.

A técnica nasceu no Exterior e vem sendo disseminada pelo mundo inteiro. Segundo os combatentes, na prática, o que otimiza as ações são atitudes. No treinamento de ontem, os bombeiros treinaram o uso da água para diminuir agentes de fogo como a combustão e a fumaça. 

 – Não esquecemos as técnicas passadas, mas agregamos novas técnicas para garantir que, o que o incêndio não pegou, a água não danifique – contou o capitão Justen Ickert, de Cruz Alta, que também está participando da reciclagem. 

De acordo com o comandante do 4º Batalhão, Cláudio Ricardo Pereira, bombeiros de todo o Estado estão em Santa Maria.

– São 40 pessoas de todo o Rio Grande do Sul. Em média, para cada três batalhões, é um homem que está sendo capacitado – disse o comandante dos bombeiros na cidade. Esse é o terceiro módulo do curso, que também é realizado em diferentes batalhões. 

– Um oficial nosso foi lá para o Espírito Santo e, lá, um integrante, o major Ferrari, prontificou-se para vir ensinar aqui em Cruz Alta – disse Pereira, informando que o mesmo curso também ocorreu na região.

De Cruz Alta, o curso passaria para Bento Gonçalves, mas um imprevisto ocorreu, e o módulo está sendo ministrado em Santa Maria. Segundo o comandante, agora, estão passando pela reciclagem os responsáveis por, futuramente, capacitar os operadores, aqueles que vão a campo para atuar no combate aos incêndios. 

Veja o video clicando AQUI

Fonte: Diário de Santa Maria