Uma equipe do Corpo de Bombeiros que estava de plantão no quartel na manhã da quarta-feira (3) foi surpreendida com a entrada repentina de um caminhão de lixo e muita fumaça saindo do compartimento onde é acumulado o lixo recolhido da cidade.
“O caminhão adentrou o quartel já enfumaçando”, explicou o sargento do Corpo de Bombeiros, Solimar Barbosa Borges.
Ele disse que assim que o veículo entrou, a equipe desenrolou as mangueiras de combate a incêndio e jogaram água para resfriar o lixo que estava pegando fogo dentro do compartimento do caminhão.
Os trabalhadores explicaram que estavam no caminhão, quando uma grande quantidade de fumaça começou a sair depois que eles recolheram lixo em frente a uma unidade de saúde no bairro BNH.
Preocupado, o motorista dirigiu até o Batalhão do Corpo de Bombeiros, que é perto do local.
Depois de resfriar o lixo, os bombeiros retiraram o material do compartimento para tentar descobrir o que provocou o fogo e encontraram produtos químicos, como ácido diluído em água, formol, aromatizantes e soda cáustica.
Na avaliação do sargento Solimar, estes químicos podem ter causado a ignição do incêndio. No entanto, ele ressaltou que somente uma perícia mais apurada para dar certeza da causa.
Os trabalhadores não souberam informar de qual local os produtos químicos foram recolhidos, uma vez eles que estavam dentro de sacos plásticos.
A prefeitura informou que os produtos químicos encontrados no compartimento de lixo do caminhão não vieram do posto de saúde do bairro, uma vez que esses materiais não são utilizados nestas unidades de saúde.
Ainda, segundo o município, o material dispensado nas unidades de saúde não fica junto com lixo doméstico. Ele é recolhido por veículos específicos para este tipo de produto.