Um tamanduá foi resgatado por bombeiros em Jaguaquara, no sudoeste da Bahia, no domingo (30), após aparecer no telhado de um colégio da cidade. A informação é do Corpo de Bombeiros.
O animal foi avistado por moradores, que acionaram o resgate dos militares do 1º Pelotão em Jaguaquara, pertencente ao 8º batalhão dos bombeiros, em Jequié, também no sudoeste do estado. A unidade de ensino não estava em funcionamento no momento em que o animal apareceu.
Os bombeiros conseguiram capturar o tamanduá com bastante cuidado, para evitar que o animal se estressasse, já que além de estar fora do habitat natural, ele se sentiu acuado e ameaçado.
Com telas e demais equipamentos apropriados, os militares conseguiram pegar o tamanduá de forma segura.
Após o resgate, o animal foi avaliado pelos bombeiros e estava sem ferimentos aparentes. Em seguida, ele foi devolvido à natureza.
O Corpo de Bombeiros alerta que caso algum animal como um tamanduá apareça fora do habitat natural, os cidadãos não devem se aproximar nem tentar capturar. Por estar se sentindo acuado o animal pode ficar agressivo. O ideal é acionar o resgate especializado. O corpo de bombeiros pode ser chamado através da central 193.