Em café da manhã com a Brigada Militar (BM) de Pelotas, no Sul do Estado – primeira agenda do segundo dia da caravana de Interiorização do governo gaúcho – o governados Tarso Genro (PT) prometeu remeter, até o início do próximo ano, projeto de lei para garantir reajustes à BM nos próximos quatro anos. “Estamos dispostos a enviar no início do próximo ano projeto para reajustar o salário dos brigadianos nos próximos quatro anos. Nós não temos certeza se esse governo vai se reeleger, então o acordo deve ser fechado com a categoria”, ponderou o petista. Segundo Tarso, a proposta já está em processo de construção. O governador aproveitou a oportunidade e enfatizou que a BM e o Magistério  estadual são as duas categorias prioritárias em sua gestão. Tarso não descarta chegar também a um acordo com os professores para encaminhar projeto de lei que garanta calendário de aumentos da remuneração à categoria até 2018. “Os professores estão tendo um aumento real de pelo menos 50%. Se eles quiserem uma previsão para mais quatro anos dentrro de uma negociação, nós enviamos (um projeto), não tem problema. Só que essa negociação, até agora, não houve”, disse. 

 

O secretário de Segurança Pública, Airton Michels disse que: "Este ano, a segurança pública está recebendo R$ 80 milhões em investimentos, que se traduzem em mais viaturas, coletes e equipamentos que auxiliam o trabalho do policial que está nas ruas". Também lembrou que serão comprados mais 24 caminhões de bombeiros, além dos 19 já entregues. 



 

O comandante-geral da Brigada Militar, Fábio Duarte Fernandes, afirmou que o diálogo que o governador abre ao efetivo faz da Brigada Militar uma instituição cada vez mais forte e integrada à sociedade. Ele também ressaltou que as diretrizes do Comando-Geral estão no tripé gestão-ensino-correição, que refletem em questões estruturais e consolidam as mudanças propostas. "A nossa instituição vivencia um período histórico de grandes conquistas nos últimos dois anos", afirmou Fernandes.