Quem ligar para o telefone 199, o número de emergência da Defesa Civil de Porto Alegre, não conseguirá contato com as equipes de resgate. O telefone, que é usado para demandas como queda de árvores, inundações e vendavais, está fora de operação há uma semana, e ainda não tem previsão de conserto.

A interrupção na comunicação acontece porque, no último dia 17, a Defesa Civil deixou a antiga sede, na rua Doutor Campos Velho, e passou a atuar na avenida Padre Cacique, 708, onde funciona a Secretaria Municipal de Segurança. A mudança de local foi uma medida de economia, já que o antigo prédio era alugado, e havia espaço junto à secretaria.

No entanto, a mudança da rede lógica, que é a rede de comunicação, não acompanhou a mudança de local de trabalho. Conforme o coordenador da Defesa Civil, coronel Roget Kopczynski, a Procempa ainda não fez a instalação da rede, e a Oi ainda não configurou os telefones para que possam funcionar. Os agentes têm acesso à internet em apenas alguns pontos do prédio e, assim, conseguem monitorar determinadas situações.

Kopczynski relata que, como a situação climática foi favorável nos últimos dias, a demanda de ligações não foi tão grande. Enquanto o telefone 199 segue inoperante, moradores podem ligar para o telefone 99304.6859, que funciona 24 horas, ou para os Bombeiros, que repassam a solicitação.

A Oi afirma que aguarda o contato da Procempa para realizar o serviço. Já a Procempa afirma que independe da companhia o conserto na rede de telefones. Sobre a rede de internet, afirma que os técnicos já fizeram o levantamento para a instalação de novos pontos de conexão. 

GAÚCHA