Basta o tempo ficar seco para a incidência de queimadas voltar a preocupar em Nova Andradina. Como se não bastasse a rotina de acidentes que mais uma vez coloca a cidade em sinal de alerta, o Corpo de Bombeiros passou a se desdobrar para atender os chamados para conter incêndios que insistem em ocorrer.
Longe de ser uma novidade, um incêndio atingiu a mata do Horto Florestal na manhã dessa terça-feira (11). Desta vez, aproximadamente dois mil metros quadrados de área foram destruídos e cerca de uma hora foi o tempo necessário para combater as chamas.
Com baixo efetivo, apenas dois militares do Corpo de Bombeiros trabalharam na ocorrência e precisaram contar com apoio de funcionários da Prefeitura. Ao todo, cerca de 1.500 litros de água foram usados na ação.
Acompanhando a contenção do incêndio, o Nova News teve acesso à informação que a provável causa para o início das chamas é a repetida prática provocada por populares de atear lixo no local. Ouvido pela reportagem, o sargento André Luiz Gaeta Xavier disse que volta a ver com preocupação tal situação impensada que pode colocar em risco até a vida de terceiros.
“Um incêndio pode ser o estopim para outras fatalidades. Além de ser um dano irreversível ao meio ambiente, a saúde da população é um dos principais fatores a serem observados levando em consideração a persistência de mais um período seco que causa a queda no índice de umidade relativa do ar”, pontua o bombeiro militar.
Fonte: Luciene Carvalho, Redação Nova News