Rajadas de vento que atingiram Brusque durante o temporal de terça-feira (23) à tarde destelharam cinco casas, três unidades escolares e vários locais foram atingidos por quedas de árvores, segundo a Defesa Civil local. De acordo com o coordenador do órgão, Edevilson Paulino Cugiki, o maior número de ocorrências foi de quedas de árvores e placas, mas ainda não é possível contabilizar todo o prejuízo causado pela chuva. Nesta quarta-feira o monitoramento continua.
— Estamos ainda contabilizando os incidentes e monitorando algumas situações específicas. Os cidadãos que precisarem podem entrar em contato com a Defesa Civil por meio do telefone 199 — esclarece.
Até as 22h de terça-feira cinco ocorrências de destelhamento de residências foram registradas pela Defesa Civil. Duas famílias ficaram desalojadas e foram para a casa de parentes. As demais construções foram atingidas em parte e os moradores permaneceram no local. Os estragos ocorreram nos bairros Santa Rita, Azambuja e Paquetá.
Os Centros de Educação Infantil Tia Lisa, no bairro São Pedro, Noemia Fialho II, no Centro, e Sophia Duebila, no Santa Rita, também sofreram com o temporal. Em muitos bairros o fornecimento de energia elétrica foi afetado e o fluxo de veículos comprometido. Ainda durante a noite, equipes da Secretaria de Obras trabalharam na desobstrução e sinalização das vias.
O Corpo de Bombeiros de Brusque foi acionado em 28 ocorrências relacionadas à chuva. No total, foram 13 corte de árvores em via pública, seis vistorias de árvores sob a rede elétrica, uma vistoria de árvore dentro de córrego, queda de placa de propaganda, um destelhamento, queda de cobertura de galpão e rede de proteção de um prédio em construção que caiu sob a rede elétrica.
Fonte: Jornal de Santa Catarina