Os fortes ventos no fim da tarde deste domingo derrubaram parte da arena para shows e a estrutura da praça de alimentação que estavam sendo erguidas para a 33ª Oktoberfest, que começa na próxima quarta-feira, em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio parto. O temporal também causou danos em outros municípios da região, principalmente com a queda de árvores e destelhamentos. O trânsito em ruas de diversas cidades e rodovias ficou bloqueado em consequência dos problemas.

A Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), responsável pela organização da Oktoberfest, informou que algumas estruturas no parque onde acontecerão os festejos tombaram com a força do vento por ainda não estarem com a fixação concluída. Mais de 200 pessoas trabalhavam no local, mas houve apenas prejuízos materiais, pois as equipes interromperam os serviços pouco antes do início dos ventos fortes. De acordo com a entidade, o trabalho será intenso para a reconstrução até a noite de quarta-feira, mas o espetáculo de abertura com o grupo Tholl foi cancelado. Porém, o restante da programação não terá alterações.

O temporal começou pouco antes das 17h e durou em torno de meia-hora. Parte dos arcos da rua Marechal Floriano, no centro de Santa Cruz do Sul, caiu e bloqueou o trânsito. A queda de eucaliptos sobre a RSC 471 também interrompeu o deslocamento de veículos entre Santa Cruz do Sul e o município de Sinimbu. Com ventos fortes, uma árvore chegou a cair na Avenida Independência, com o cruzamento da São José. No residencial Viver Bem, moradores registraram destelhamento e solicitam auxílio do Corpo de Bombeiros com o fornecimento de lonas.

Na área entre Rio Pardo e Santa Cruz do Sul houve registro de queda de granizo. Em Vera Cruz, o acesso às localidades de Vila Progresso e Linha Capão foi interrompido por causa da queda de pelo menos oito postes ao longo do trecho. No município de Passa Sete, na região Centro-Serra, a queda de uma árvore bloqueou o trânsito pela ERS 400.

Fonte: Correio do Povo