Moradores do centro de Belém sentiram um tremor de terra no fim da tarde desta terça-feira (21). O tremor é reflexo de um terremoto de magnitude 7,3, que atingiu a costa norte da Venezuela. O Corpo de Bombeiros confirmou que recebeu 25 ocorrências da mesma natureza na região metropolitana de Belém. Alguns prédios foram evacuados após tremor.
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, o abalo foi sentido em vários bairros como Umarizal, Pedreira, Telégrafo, Reduto e Batista Campos. Também foi possível sentir em Ananindeua, município da região metropolitana de Belém.
O geofísico Marcus Vinicius, do Serviço Geológico Nacional, disse que o abalo foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira. “É a movimentação do tráfego das ondas sísmicas que irradiam do epicentro do evento”, explicou.
Moradores do edifício Village office, na Antônio Barreto entre Doca e Wandenkolk, ficaram assustados e acionaram o Corpo de Bombeiros, que foi até o local averiguar a estrutura do prédio. Os funcionários do prédio comercial Village Center, na rua dos Pariquis, entre Alcindo Cacela e 14 de Março, no bairro da Cremação, também acionaram o Corpo de Bombeiros. O prédio foi evacuado.
“Todo mundo desceu rápido após o tremor. Os carros foram tirados da garagem. Depois de fazerem uma análise, os bombeiros disseram que não encontraram nenhuma fissura, mas interditaram mesmo assim o prédio até ele ser avaliado pelo engenheiro responsável”, conta a jornalista Rose Gomes, que trabalha no Village Center.
O Corpo de Bombeiros disse que até então, em uma primeira verificação dos prédios em Belém, não foi detectada nenhuma rachadura provocada pelo abalo. Nesta quarta-feira (22) a Defesa Civil Municipal e a Estadual realizarão um trabalho de vistoria mais efetivo, com a presença de engenheiros.
O tremor também foi sentido em manaus (AM), Rio Branco (AC) e em cidades de Roraima.
Fonte: Luiz Cláudio Fernandes, G1 PA, Belém