No dia 29 de março, no 1º Pelotão de Bombeiros Militares de Torres, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar de Torres, realizaram o treinamento de Suporte Básico de Vida, a todos os profissionais que atuam no SAMU e Bombeiros, onde foi ministrado pela Enfermeira do SAMU, Damiane Fraga.
O treinamento contou com a teoria, onde foi realizado breve atualização conforme protocolos atualizados para atendimentos de suporte básico e avançado de vida e após foi realizado treinamento prático em manequins para treinamento, com todos os profissionais presentes, onde foi orientado sobre o correto procedimento para eficiência no suporte prestados à vítimas de parada cardiorrespiratórias – PCR.
Conforme o enfermeiro, Daniel Bauer Roxo, responsável técnico do SAMU, a ideia de realizar os treinamentos com as duas unidades de urgência, surgiu após atendimentos prestados entre SAMU e Bombeiros, onde observou a importância dos treinamentos, afim de garantir mais qualidade durante os atendimentos de urgência prestados. Hoje o SAMU e os Bombeiros em diversas vezes atuam juntos em atendimentos prestados à pacientes de Torres e região, e o trabalho em conjunto, traz muito mais eficiência e qualidade nos atendimentos.
O 1º tenente e comandante dos Bombeiros de Torres, Rafael Alexandre de Souza, ratifica as palavras do enfermeiro responsável técnico do SAMU, pois muitos atendimentos exigem equipes multidisciplinares com diversas competências e treinamentos, assim promovem integração e padronização de técnicas e procedimentos adotados.
Portanto, vale ressaltar a importância de reconhecer os sinais de uma parada cardiorrespiratória e a necessidade de chamar os serviços de urgência do SAMU pelo número 192 ou o Bombeiro Militar pelo número 193, e iniciar o mais breve possível as manobras de ressuscitação cardio respiratória.
Segundo a secretária de Saúde, Suzana Machado, esta parceria vai potencializar e otimizar os atendimentos de urgência e emergência de Torres. As duas instituições irão atuar em conjunto quando necessário no resgate e no atendimento pré-hospitalar das vitimas, sendo um ganho para a sociedade torrense.