Uma equipe de brigadistas, com 34 bombeiros e voluntários foi enviada neste domingo (28) para reforçar o efetivo no combate ao incêndio florestal no Morro do Camelo, na região da Chapada Diamantina. Duas aeronaves da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) também estão sendo usados na ação.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, os brigadistas estão atuando com mochilas costais, foices, pás e enxadas para tentar controlar as chamas no meio da mata e fazer aceiros (espécie de espaço aberto na vegetação) para evitar que o fogo se alastre ainda mais.
Os primeiros focos do incêndio tiveram início na tarde de sábado (27), na base do morro, e rapidamente se alastraram até o topo. As equipes temem que o vento espalhe as fagulhas, causando um incêndio de grandes proporções, já que, com o tempo seco, a vegetação queima com mais facilidade.
Outros incêndios
Um outro incêndio atingiu uma região do Parque Nacional da Chapada Diamantina, perto da cidade de Lençóis. As chamas foram controladas na quinta-feira (25). De acordo com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), o fogo começou na terça-feira (23), em um trecho chamado de Barro Branco.
Na cidade de Jacobina, no norte da Bahia, um incêndio atingiu também a serra da Cachoeira do Aníbal. O fogo teria começado na tarde da última quarta-feira (24). Não há detalhes sobre a extensão do incêndio. As chamas também foram controladas pelos bombeiros e voluntários que atuaram na região.