Dois homens foram presos em flagrante após esfaquearem e matarem um turista na praia do bairro Enseada, em Bertioga, no litoral de São Paulo. A vítima, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), tentava proteger um guarda-vidas que era agredido pela dupla. A informação foi confirmada ao G1 na manhã desta terça-feira (31).

Segundo informações da polícia, o bombeiro militar advertiu, na praia, o estampador Marcos Pereira da Silva, de 32 anos, e o auxiliar de serviços gerais Carlos Cesar Costa da Silva, de 35, que tinham retirado uma placa de sinalização de perigo no mar, colocando em risco a integridade física de outros banhistas que estavam no local.

O relato no boletim de ocorrência indica que Marcos e Carlos começaram a xingar o bombeiro, que os alertou sobre o desacato. A partir desse momento, ambos passaram a agredir o militar, que estava desarmado e solicitou apoio de outros colegas via rádio. Banhistas próximos notaram a ação e resolveram agir.

O autônomo Gerson Barbosa, de 39 anos, morador de Mogi das Cruzes, interior paulista, e que passava o dia na praia com a família, foi ajudar o guarda-vidas. A Polícia Civil informou que ele tentou apartar a briga e acabou esfaqueado gravemente pelos dois amigos.

A Secretaria de Segurança Pública informou, ainda, que testemunhas viram quando Marcos saiu do meio da confusão para buscar uma faca no carro dele, estacionado na avenida da praia. Ele e Carlos, juntos com familiares, fugiram após a agressão em dois veículos diferentes.

A Polícia Militar já havia sido alertada a respeito do bombeiro, alvo das agressões, e sobre a ocorrência, e equipes conseguiram interceptá-los entre a Rodovia Rio-Santos e a Rodovia Mogi-Bertioga. Ambos foram detidos e encaminhados à Delegacia Sede da cidade para averiguação.

Enquanto isso, Gerson foi encaminhado em estado grave por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Pronto-Socorro do Hospital Municipal, mas não resistiu, logo após dar entrada na emergência. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML).

O bombeiro também foi levado ao hospital com fratura no pé e diversos ferimentos pelo corpo, mas recebeu alta médica após atendimento. Marcos e Carlos foram presos em flagrante por homicídio simples, lesão corporal e desacato, e estão presos à disposição da Justiça.

Fonte: G1 Santos