Na tarde deste sábado, o Corpo de Bombeiros de Uberaba atendeu uma ocorrência de descarte irregular de defensivo agrícola, no bairro Parque das Aroeiras. No local os militares encontraram, 29 embalagens plástica de defensivos agrícolas.
Por determinação da Polícia Civil, as embalagens foram encaminhadas para serem incineradas.
Em 24h um segundo caso foi identificado pelo Corpo de Bombeiros, nas proximidades do km 379 da BR-050. De acordo com informações do militares, foram encontrados cerca de 470 litros em 25 galões.
Ainda de acordo com infomações do Corpo de Bombeiros, um galão estava com vazamento, que foi estancado.
Os militares conseguiram identificar dois galões como defensivo agricola. O produto foi recolhido pela concessionária da rodovia para ser adequadamente destinado.
Em janeiro deste ano, foi publicado o decreto 47.840 do Instituto Mineiro Agropecuário (IMA), que endurece as penalidades para o descarte incorreto de embalagem de defensivos. A resolução também aumentou o valor da multa do comércio e transporte de insumos agrícolas com níveis além do permitido pela legislação e normas vigentes. Além da multa no valor de até R$272.691,25, o Decreto também prevê pena de até quatro anos de reclusão. As penalidades são direcionadas para pessoas físicas ou jurídicas.
Na semana passada o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, Gaeco, mobilizou 60 agentes em Uberaba, Araxá, Conceição das Alagoas e Delta para o cumprimento de busca e apreensão na operação “Princípio Ativo". As atividades miraram pessoas de organização criminosa envolvida em roubos, falsificação e multiplicação de defensivos agrícolas, uma pessoa foi presa na cidade com quatro armas longas.