No final da tarde do dia 28 de Fevereiro de 2012, encerraram-se as reuniões do Grupo de Trabalho (GT), instituído pelo decreto 48.229 de 09 de Agosto de 2011, que trata sobre a modernização e possível separação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar.
O secretário Vinícius Wu, Chefe do Gabinete do Governador e Coordenador do GT abriu os trabalhos informando a todos os presentes, que aquela seria a última reunião de trabalho com as Entidades e Órgãos de Governo. Ficou claro de acordo com as manifestações das entidades integrantes do GT, que a prestação de serviço de bombeiros está deficiente em nosso Estado e se faz necessário tomar medidas para mudar este quadro. Na sequência, informou que seria feito uma síntese das sugestões entregues pelas entidades, e que a mesma seria enviada ao Governador Tarso Genro. O Chefe do Gabinete informou que o governador com a posse desta síntese, irá basear sua decisão a cerca do futuro do Corpo de Bombeiros. Completou ainda, dizendo que o governador convocará uma reunião onde irá informar sua decisão e que as entidades integrantes do GT serão convidadas para estarem presentes.
Dando prosseguimento a reunião, o Secretário Wu deu a palavra aos representantes das entidades presentes na reunião, para que os mesmos manifestassem sobre o trabalho do GT e dessem suas considerações finais. Manifestaram-se os representantes da Secretaria de Segurança, Secretaria da Fazenda, ASSTBM, VolunterSul, ASOFBM, Sindicivis e Comando da Brigada Militar.
Representando a ABERGS, Coordenador Adjunto Florisbelo Adão Dutra, manifestou-se dizendo: “ter melhores condições de trabalho e ser valorizado como profissional é o que esperamos a nível interno. Externamente, queremos prestar um serviço de qualidade para a sociedade e isso dar-se-á apenas com a DESVINCULAÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS DA BRIGADA MILITAR”. Desta forma, queremos deixar claro que reconhecemos o mérito do GT que tratou de um assunto delicado, complexo e que era um tabu a pouco tempo atrás, de ser discutido de forma democrática e responsável. No caso do governo não decidir pela desvinculação, nós respeitaremos democraticamente, porém não deixaremos de defender este ideal, pois temos a inteira convicção de que a nossa luta não é uma utopia, mas sim uma realidade possível. Já temos 23 Estados mais o Distrito Federal, que contam com um bombeiro independente, servindo a sociedade com qualidade e responsabilidade. Frisamos ainda, que a nossa luta é permanente, endossada pela classe dos Bombeiros e pela Sociedade Gaúcha que reconhecem e apoiam esta causa, como forma de melhorar a qualidade da prestação de serviços de bombeiro”.
.Portanto, no encerramento dos trabalhos o Secretário Vinícius Wu destacou que após a divulgação do resultado do GT, não haverá lado vitorioso ou derrotado e sim um Corpo de Bombeiros Militar fortalecido, com melhores condições de trabalho e a sociedade melhor atendida, frisou ainda:“estamos tratando esse assunto como política de Estado e não de Governo”.
Acesse o link abaixo e acompanhe a decisão do Governo:
http://www.gabinetedigital.rs.gov.br/news