O Corpo de Bombeiros Militar do RS desenvolve diversos projetos educacionais com jovens e crianças das comunidade e escolas, tanto interior como capital. O que chamou muita nossa atenção foi um desses projetos, em específico o Projeto Educacional Guarda vidas Mirim que é desenvolvido sempre no verão em todos os balneários do estado, água doce ou salgada que tenha a presença dos nossos Guarda vidas realizando a segurança do local.

Onde o jovem Eduardo Gré de 25 anos nos expôs situação que vivera em companhia do CBMRS participando do projeto como um dos primeiros participantes do curso de Guarda vidas mirim em 2002, na época ficava na guarita com os militares e cumpria o mesmo horário que os servidores, mas não por obrigação e sim por prazer, “me deram total apoio, uma camiseta um boné e as melhores lembranças, momentos e histórias da minha vida, preferia estar na praia como Guarda vidas mirim que em outro local” era uma verdadeira paixão relatou Eduardo.

Na época chegou a receber um prêmio no Município de Imbé por ser o primeiro Guarda vidas mirins, possui inúmeros recortes de jornais de matérias veiculadas no jornal Zero Hora contanto sua história que guarda, assim como o certificado que recebeu. Hoje é membro da Confederação Brasileira de Automobilismo, “levo muito esses exemplos que eu tive para meu trabalho hoje, sobre garra, determinação, bons costumes, respeito e que temos que aproveitar a vida ao máximo, dar toda a atenção as crianças, posso dizer que foram os melhores momentos de toda minha vida e passo isso para meu enteado”, que neste sábado (06/01) levou-o a Nova Tramandaí para participar o Projeto que estava sendo desenvolvido no balneário. Com isso realizamos o seu encontro com o Sgt Vieira, que na época era Sd e dividia a guarita com o jovem aprendiz e lhe passou diversos ensinamentos sobre o mar e os cuidados necessários ao banho de mar. Eduardo relata “essas pessoas que me deram um norte na vida, pois eu tenho certeza que muito que aprendi devo a eles, pois os bons costumes, o lado bom da vida, longe da violência, das drogas e claro que todo o ensinamento de respeito com o mar”.

O CBMRS tem orgulho de participar de momentos importantes como este, impulsionando o desenvolvimento social, mantendo uma cultura prevencionista em jovens e adultos que disseminam seu conhecimento e aprendizado.

Fonte: CBMRS