Com o fim do verão, acaba também a movimentação em praias e balneários. No Vale do Rio Pardo, a temporada termina com quatro casos de morte por afogamento – número  menor que no ano passado. Já na área atendida pelo 6º Comando Regional de Bombeiros de Santa Cruz, que inclui 62 municípios, oito banhistas morreram nas águas, dez a menos que na temporada anterior – uma redução de 55,6%. Todas as mortes aconteceram em locais que não possuem guarda-vidas. Durante a Operação Verão, havia socorristas nos balneários Santa Vitória, Ingazeiros e Porto Ferreira, em Rio Pardo, Praia Nova, em Cachoeira do Sul, e Monte Alegre, em Vale Verde.

Segundo o Corpo de Bombeiros, nos cinco balneários da região atendidos durante a Operação Verão foram realizados cinco resgates e registrados 11 afogamentos em que as vítimas sobreviveram, e nenhum caso fatal. Na temporada passada foram dez salvamentos. Os cinco resgates realizados pelos guarda-vidas aconteceram na Praia Nova, em Cachoeira do Sul. Dos 11 afogamentos com sobreviventes, três aconteceram no Monte Alegre, em Vale Verde, três na Praia Nova, um no Santa Vitória, um em Porto Ferreira e cinco nos Ingazeiros.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o número, considerado baixo, é atribuído às ações de prevenção que foram intensificadas nesta edição. Nestes casos, os guarda-vidas solicitam que o veranista que está em área de risco saia do local. Em 2.050 situações, foi necessário realizar trabalho de alerta aos banhistas. Até o ano passado não se contabilizava este tipo de ação. Para o comandante da 1ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Santa Cruz, capitão Joel Dittberner, o trabalho de divulgação dos riscos e as orientações para que os banhistas procurassem locais com guarda-vidas influenciaram nesta diminuição. “Pelo número elevado no ano passado, o pessoal vê a necessidade de prevenção.”

As vítimas

10.12.2017 - Mariante
Douglas Henrique Bochii, de 18 anos, se afogou no distrito de Mariante, em Venâncio Aires, quando estava tomando banho de rio com amigos. Na época, amigos da vítima relataram aos bombeiros que ele não sabia nadar.

02.01.2018 - Sinimbu
Eduardo Schena, de 22 anos, desapareceu no Rio Pardinho, em Sinimbu, no dia 1º de janeiro.  O corpo foi localizado um dia depois pelos mergulhadores do Grupo de Buscas e Salvamento (GBS), de Porto Alegre. Ele estava no local com quatro amigos quando se afogou.

20.01.2018 - Candelária
Walter Elton Knies, de 56 anos, se banhava em um rio, na localidade de Linha do Rio, interior do município, quando sumiu. A vítima estava acompanhada de uma filha, que percebeu o desaparecimento.

04.03.2018 - Santa Cruz do Sul
Ediolandio Ribeiro, de 43 anos, foi encontrado boiando em um arroio no quilômetro 91 da RSC-287, em Linha Pinheiral, em Santa Cruz.

Fonte: Gazeta Online / ANA CLÁUDIA MÜLLER