Com a proximidade do Natal, os brasilienses buscam decorar a casa com os enfeites característicos desta festividade de fim de ano. Com pisca-pisca, guirlandas e árvores iluminadas, as luzes fazem parte da tradição natalina. No entanto, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) alerta para os cuidados necessários na hora de instalar as decorações, devido ao risco de choques elétricos e até incêndios residenciais.

De acordo com os bombeiros, os consumidores devem ficar atentos já no ato de compra dos enfeites natalinos. No caso das decorações alimentadas por energia elétrica, é recomendado adquirir apenas os produtos com a devida certificação, especialmente a expedida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), dando maior garantia de que o equipamento é capaz de suportar a carga da rede elétrica.

Além disso, a recomendação na hora de comprar as tradicionais luzes natalinas é optar pela iluminação de lâmpadas de LED por serem mais econômicas e não aquecerem como as antigas lâmpadas incandescentes. Em relação aos produtos para decoração em áreas externas, eles devem ser exclusivos para esses ambientes, pois terão de suportar chuvas e ventos.

Se o produto tiver sido usado em anos anteriores, o indicado é fazer uma inspeção visual antes de conectá-lo à tomada. Outra dica dos bombeiros é não ligar muitos dispositivos em uma única tomada. O uso de extensões e filtros de linha pode ser uma solução, mas é fundamental respeitar a capacidade máxima de cada circuito.

Segundo os bombeiros, além dos incêndios que podem ser causados pelas luzes natalinas, também são recorrentes os atendimentos que envolvem incêndios residenciais decorrentes da má utilização de velas. Esses enfeites são comumente associados ao Natal e precisam ser mantidos longe de mobílias e cortinas, por exemplo, já que são materiais de fácil combustão.

Como proceder

Em caso de incêndio, acione o socorro através do telefone 193 (CBMDF) ou 192 (Samu). Além disso, ter um extintor por perto pode ajudar a debelar as chamas antes da chegada dos bombeiros.

Se a causa do incêndio for elétrica, realize o desligamento do fornecimento de energia. O CBMDF recomenda não tentar se aventurar em apagar as chamas, além de procurar um local seguro e aguardar a chegada das equipes do socorro.

 

Com informações da Agência Brasília